29/08/2020 às 20h17min - Atualizada em 29/08/2020 às 20h17min

Trump anuncia redução de cota de importação do aço do Brasil

Medida foi anunciada para proteger mercado siderúrgico norte-americano, que teve contração neste ano. Limite havia sido definido em 2018 por meio de um acordo com o Brasil, para evitar que país pagasse tarifa imposta a outras nações.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (29) uma redução da cota de importação de aço do Brasil, citando o desaquecimento do mercado siderúrgico do país, diante das paralisações provocadas pela pandemia do coronavírus.

O limite havia sido definido em 2018 por meio de um acordo com o Brasil, para evitar que país pagasse tarifa imposta a outras nações.

Em um comunicado, ele afirma que os embarques dos produtores norte-americanos caíram 15% no primeiro semestre de 2020, e que a utilização da capacidade instalada está abaixo de 70% até o dia 15 de agosto.

Na nota oficial da Casa Branca, Trump diz ainda que, enquanto diversos países diminuíram a importação de aço, seguindo o desaquecimento do mercado, as importações brasileiras diminuíram apenas “ligeiramente”.

O governo brasileiro se pronunciou sobre a medida e disse que espera que o setor siderúrgico dos EUA tenha uma recuperação e que o diálogo sobre o assunto seja retomado em dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp