12/10/2019 às 11h25min - Atualizada em 12/10/2019 às 11h25min

Queniano se torna 1º atleta a concluir maratona em menos de 2 horas

Campeão olímpico e mundial, queniano faz 1h59min40s2 e se torna o primeiro homem a correr percurso de 42,2 km em menos de 120 minutos. Feito foi obtido neste sábado em Viena.

Um marco para a história do esporte. Na manhã deste sábado (12) em Viena, Eliud Kipchoge superou o limite humano e se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Num evento de um patrocinador, em Viena, evento organizado para a tentativa da quebra da marca, o queniano de 34 anos conseguiu 1h59min40s2 e alcançou o feito inimaginável, tarefa esta reservada mesmo para o já mitológico fundista africano.

“Corro para provar que não existe limite para a raça humana. Estou muito feliz em ter entrado para a história. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de 2h”, comentou Eliud Kipchoge, que não teve o tempo homologado como a nova melhor marca mundial por ter sido em uma prova não-oficial.

E, como não poderia ser diferente, a conquista foi emocionante. Uma equipe de 41 corredores (revezando-se em times) apoiou Kipchoge, que ficara apenas 26 segundos distante da marca em Monza, na Itália, em maio de 2017, em outro evento de patrocinador, na primeira tentativa organizada para tentar quebrar a barreira das duas horas. Durante todo o trajeto em Viena o queniano era incentivado pelo público, que foi ao delírio no quilômetro final. A poucos metros da chegada, o último grupo de apoio reduziu o ritmo para que Eliud Kipchoge seguisse destacado e concluísse o percurso para ovação dos presentes.

Há dois anos, um projeto denominado “Breaking2” surgiu com o objetivo quebrar a barreira das duas horas em uma maratona. Percorrer 42,195 km em menos de 120 minutos é um grande desafio para o corpo humano e para a história, pois seria preciso uma velocidade média de pelo menos 21,27 km/h. Na ocasião, Eliud Kipchoge ficou a somente 25 segundos de atingir o feito.

Campeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, e dono do melhor tempo - oficial - da maratona na história (2h01m39s obtidos em 2018 em Berlim), o queniano é imbatível na maratona, vencendo também, entre outras, em Londres, Chicago e Roterdã. Este ano, Kipchoge tem como melhor marca homologada um 2h02m37s, em abril, em Londres. Ele é o atual número 1 do ranking da IAAF, com 1466 pontos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp