15/04/2024 às 17h32min - Atualizada em 15/04/2024 às 17h32min

Leilão de imóveis podem trazer retorno de investimento

A principal vantagem de um leilão está nos preços dos imóveis, que podem chegar a 70% abaixo da avaliação de mercado. Portanto, a primeira coisa é buscar oportunidades com descontos elevados. Isso requer pesquisa cuidadosa e atenção aos detalhes de cada lote disponível para leilão.

Claudia Frazão
Foto: Claudia Frazão, diretora da Frazão Leilões
A aquisição de imóveis como forma de construção de patrimônio sempre foi uma opção para quem tem perfil de investimento conservador, que prefere aplicar suas reservas em alternativas de baixo risco e longo prazo. Por outro lado, há também quem enxergue nisso uma oportunidade para obter retorno relativamente rápido por meio de compra e revenda.
 
Nesses casos, os leilões de imóveis se mostram extremamente vantajosos, especialmente por trazerem opções com valores muito abaixo do mercado. Entretanto, para ter sucesso nesse tipo de investimento e garantir que ofereça um retorno seguro e rápido, é preciso observar alguns pontos.
 
A principal vantagem de um leilão está nos preços dos imóveis, que podem chegar a 70% abaixo da avaliação de mercado. Portanto, a primeira coisa é buscar oportunidades com descontos elevados. Isso requer pesquisa cuidadosa e atenção aos detalhes de cada lote disponível para leilão.
 
Nesse caso, ajuda ter um bom conhecimento do mercado para ter certeza de que o negócio vale mesmo a pena. Caso não conheça bem o suficiente, considere pedir avaliação de especialistas. Este é um fator que pode fazer diferença também na liquidez do investimento, pois é interessante ter uma noção do quão rápido será possível vender o imóvel.
 
Leia atentamente todo o edital e, se possível, faça uma visita ao local para avaliar suas condições. Busque informações sobre eventuais débitos pendentes que deverão ser assumidos pelo comprador, tais como dívidas de IPTU, taxas atrasadas de condomínio, entre outros.
 
Além disso, é preciso levar em consideração as taxas relativas ao leiloeiro, imposto sobre transmissão de bens imóveis, registros em cartórios, além da corretagem futura, ao colocar o imóvel à venda. Em outras palavras, a lucratividade depende de um bom planejamento, especialmente um que seja capaz de equilibrar as variáveis de custos envolvidas no arremate.
 
Outro ponto importante é avaliar as condições de pagamento. Nem sempre a melhor opção é pagar à vista. Alguns leilões oferecem opções de financiamento ou parcelamento, e é possível comprar e revender sem ter todo o capital disponível, mas é necessário fazer um planejamento levando em consideração o prazo de desocupação, se ocupado.
 
Também é fundamental verificar se o imóvel está ou não desocupado. Este é um ponto que precisa ser estudado caso a caso, pois há diversos cenários possíveis, e um imóvel ocupado não significa, necessariamente, que seja desvantajoso para investimento. Deve-se conhecer em detalhes os aspectos de cada oportunidade para não deixar passar bons negócios.
 
Há ainda um fator a ser considerado e que também impacta no retorno sobre o investimento e na liquidez, que são os custos e manutenção que podem ser necessários para colocar o imóvel à venda. Reparos em geral podem ser necessários e isso deve ser considerado.
 
Como estamos falando de investimento em segurança, ter atenção para evitar fraudes é outro ponto fundamental. Avalie sempre a reputação do leiloeiro, confira se está registrado na junta comercial do estado, busque referências no mercado para se cercar de garantias.
 
Já é de conhecimento geral que não existe investimento 100% sem risco, mas o leilão de imóveis como forma de obter lucro está entre os mais seguros e rentáveis, porém, como qualquer negócio, requer olhar atento aos detalhes, planejamento acurado na ponta do lápis e pesquisa de qualidade para que se tenha bons resultados.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp