14/04/2024 às 11h20min - Atualizada em 14/04/2024 às 11h20min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG garante vacinação contra a gripe de quase 25 mil pessoas durante Dia D

A campanha segue em andamento e, quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não recebeu a dose, pode procurar o centro de saúde mais próximo. As aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Dia D de vacinação contra a gripe, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte – MG no último sábado (13), garantiu a vacinação de 24.958 pessoas. Desse total, 978 doses foram aplicadas no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, espaço que reuniu ações de promoção à saúde e atividades de lazer para crianças, adultos e idosos. Os 152 centros de saúde, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e o Central Park, na regional Oeste da cidade, também estiveram abertos durante todo o dia para ampliar e facilitar o acesso da população.
 
Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, a sensibilização das pessoas é indispensável para ampliar a cobertura vacinal. “Tivemos um resultado excelente nesse Dia D e aproveito para agradecer a população de Belo Horizonte, que ouviu o nosso chamado, e os trabalhadores da rede SUS-BH, que se empenharam para que pudéssemos alcançar nosso objetivo. A vacina é proteção, principalmente para evitar os casos mais graves de doenças respiratórias. A campanha segue em andamento e, quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não recebeu a dose, pode procurar o centro de saúde mais próximo. As aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, reforçou.
 
Além dessas unidades de saúde, há outros quatro pontos extras em funcionamento na cidade durante a semana e que aplicam as doses no público adulto. Um deles, no Via Shopping, que fica no Barreiro, realiza a vacinação contra a gripe até as 19h30, garantindo a imunização dos grupos prioritários também em horário noturno. O endereço de todos os locais pode ser verificado no portal da Prefeitura.
 
Vale lembrar que para receber a dose é necessário apresentar o documento de identificação com foto, o CPF e o cartão de vacina. Com isso, os profissionais de Saúde podem verificar a situação vacinal de cada usuário e, se necessário, atualizar as demais doses que estejam em falta no cartão.
 
Quem pode se vacinar contra a gripe?
Seguindo as orientações e definições do Ministério da Saúde, podem receber a dose em Belo Horizonte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; e profissionais das forças armadas.
 
Também já podem se imunizar as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
 
Outros detalhes podem ser verificados neste link.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp