11/04/2024 às 19h30min - Atualizada em 11/04/2024 às 19h30min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (13)

Os públicos prioritários que devem receber a dose e os endereços das unidades de saúde e pontos extras podem ser verificados on-line.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, a Prefeitura de Belo Horizonte – MG promove neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe. Os 152 centros de saúde da cidade e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante estarão abertos para a aplicação das doses e será montado um ponto de vacinação no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital. Nesses locais a imunização acontecerá das 8h às 17h. Além disso, serão disponibilizados outros pontos extras, que funcionarão em diferentes horários. Os públicos prioritários que devem receber a dose e os endereços das unidades de saúde e pontos extras podem ser verificados on-line.

O objetivo desse dia de grande mobilização é aumentar a cobertura vacinal contra a gripe. Com isso, a expectativa é de redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção pelo vírus influenza, principalmente neste período de aumento de registro de doenças respiratórias na cidade. As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. No momento da vacinação é necessário que os públicos prioritários apresentem o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina. É indispensável, também, que alguns dos grupos listados acima apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.

Para alcançar o maior número de pessoas durante o Dia D, a Saúde contará com o apoio de diversas pastas da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, está apoiando nas ações de conscientização enviando um e-mail marketing aos pais de alunos que tenham entre 6 meses e menos de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de professores do ensino básico. Já para garantir a diversão das crianças, como parte da programação das atividades no Parque Municipal, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ofertará uma Rua de Lazer, com a distribuição de tatuagens infantis e a disponibilização de brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos de mesa, como o totó.

Ainda no parque, o Movimento BH Mais Feliz disponibilizará oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estarão no local, durante o dia, para auxiliar nas ações de sensibilização. Para os adultos e idosos a Secretaria Municipal de Saúde ofertará aulas de Lian Gong, que é uma prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.

A mobilização contará também com um evento do Sesc em Minas, que promoverá ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, das 8h às 13h. A programação será para toda a família e inclui aferição de pressão arterial, quick massage, educação em saúde, lanche saudável, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância. No palco principal haverá palestras do especialista em qualidade de vida Márcio Atalla e da nutricionista Laura Gontijo sobre saúde, longevidade e hábitos saudáveis. Além de apresentações artísticas com o bloco carnavalesco Asa de Banana, Circo do Sufoco e do cantor Well Figuerê.

Enfrentamento às doenças respiratórias
Como parte das ações previstas no Plano Assistencial para o Enfrentamento às Doenças Respiratórias, as equipes de saúde já estão realizando busca ativa de crianças com asma. Com isso, durante o Dia D esse público poderá, além de receber a vacina contra a gripe, realizar o acompanhamento da situação clínica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp