10/04/2024 às 16h45min - Atualizada em 10/04/2024 às 16h45min

Abertura dos Jogos Escolares 2024 tem mensagem de equidade e respeito

Cerimônia apresentou logo e juramento vencedores de concursos, e estandartes de escolas participantes.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista - SP
A terceira edição dos Jogos Escolares de Várzea Paulista – SP, competição entre escolas municipais, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (10), no ginásio da Vila Popular, com uma cerimônia repleta de apresentações e mensagens de inclusão e respeito. A abertura contou com a presença de autoridades municipais, alunos, profissionais da educação e familiares dos alunos.
 
A aluna Beatriz Tavares da Costa, da CEMEB Carlos de Almeida foi a responsável por apresentar a entrada das delegações de alunos, e se disse muito feliz em participar do momento. As delegações desfilaram com estandartes produzidos pelas unidades educacionais, e, além disso, também houve a apresentação do novo logo e juramento do atleta, vencedores de concursos feitos nas escolas. Diante de todos, foi feita a apresentação do logo vencedor, da estudante Ana Beatriz Ramalho, do Cemeb Pref. João Aprillanti. Também foi apresentado o juramento do atleta, de Rafael Rodrigues da Silva.
 
Além disso, o mascote oficial da competição, Orquidinho, se apresentou e animou a todos os presentes. A edição deste ano será a última com a presença do Orquidinho, visto que em 2025 será realizado um novo concurso para a escolha de um novo representante dos Jogos Escolares.
 

Momentos de emoção
A tocha olímpica, símbolo do espírito esportivo, foi conduzida pelas mãos dos alunos Sophia Fernanda, Emily Balan Manzatto, Eloá Pereira Carneiro, Valentina Moreira da Silva, Victor Gabriel da Cunha, Bruno de Oliveira Pena, Paulo Henrique Gomes, Isabelly Silveira da Cruz, Arthur Emanuel dos Santos, Nicoly Vieira Silveira, Rayssa Vitória Santana e Miguel de Lima Santana, que carregaram uma importante mensagem e demonstração de inclusão, equidade, respeito e empatia.
 
O coordenador técnico da Unidade Gestora de Educação, Fabiano Mantovani, destacou que esse é o espírito dos Jogos Escolares e que o objetivo é trabalhar para que a competição seja cada vez mais inclusiva.
 
Alunos das CEMEBs Pref. João Aprillanti e Arnaldo Neto realizaram apresentações de dança elaboradas por professores de educação física que empolgaram a todos. Além disso, alunos da APAE de Várzea Paulista realizaram uma apresentação de Jiu Jitsu desenvolvida pelo professor Luiz Henrique Nicoletti.
 

Autoridades enaltecem práticas esportivas
O gestor de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes, parabenizou todos os envolvidos na realização dos Jogos Escolares e comentou sobre sua expectativa para a edição deste ano. “A cada ano que passa, vemos que a qualidade aumenta, nossos alunos são muito dedicados”, comentou.
 
A gestora de Educação, Magali Souza, falou sobre a importância da competição dentro do âmbito escolar. “Estamos realizando o jogo pelo terceiro ano consecutivo, e isso nos mostra o quanto a competição é eficaz e que temos resultados positivos”, comentou. “Trazer o aluno para esse lugar de protagonismo é o mais importante, pois é a história deles sendo contada através da escola e do esporte”, finalizou a gestora.
 
O prefeito, professor Rodolfo Braga (PSD), desejou boa sorte aos alunos participantes e parabenizou o trabalho realizado pelos professores e profissionais da educação envolvidos.
 
“Desejo boa sorte a todos os participantes e uma excelente competição, sabendo que ela vai muito além de ganhar ou perder. Socializem-se, conheçam outros esportes. Aproveito para parabenizar a todos os envolvidos que fazem a diferença na vida de nossas crianças. Aproveitem e se divirtam bastante”, disse o prefeito.
 
Também participaram da cerimônia de abertura, o vice-prefeito Fernando Pasqualino (Rede), o presidente da Câmara Eliseu Notário (PV) e o gestor de Governo e Administração e interino de Saúde, João Paulo de Souza.
 

Jogos Escolares
Assim como na edição do ano passado, a primeira fase dos jogos escolares ocorre em todas as Unidades escolares, com disputas internas nas modalidades de futsal (masculino e feminino), queimada (mista), basquete adaptado (misto), atletismo (misto) e dança (mista). Alunos dos Anos III a V estarão envolvidos (cada modalidade terá idades específicas).
 
Em maio e junho, será realizada a segunda fase, conhecida como setorial. As turmas representantes das escolas se enfrentarão para a definição das equipes vencedoras de cada região – Norte, Centro-Oeste e Leste. Por fim, em julho, os times vencedores de cada região vão disputar as finais das modalidades, para que sejam conhecidos os campeões dos Jogos Escolares 2024.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp