09/04/2024 às 20h09min - Atualizada em 09/04/2024 às 20h09min

Prefeitura Belo Horizonte – MG reforça o chamado para a vacinação de crianças contra a gripe

A vacina segue disponível nos 152 centros de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser verificados on-line.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG está intensificando a convocação para que pais e responsáveis levem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) para tomar a vacina contra a gripe. Até o momento, apenas 8,9% desse público, formado por cerca de 118 mil pessoas, foi imunizado. A vacina segue disponível nos 152 centros de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser verificados on-line.

No outono as condições climáticas acabam intensificando o registro de doenças respiratórias, por isso a importância da imunização. “É muito importante que a gente consiga aumentar nossos índices de uma forma geral, mas o público infantil é uma preocupação. A gripe pode ser perigosa em crianças e a vacina, além de evitar o agravamento dos casos, impede que elas transmitam a doença para adultos e idosos”, reforçou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. As doses ofertadas na rede são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outras vacinas.

Públicos-alvo da campanha contra a gripe
Além deste grupo, podem receber o imunizante os trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais e pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas.

Também já podem se imunizar as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Outras informações podem ser verificadas no Portal da Prefeitura.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp