09/04/2024 às 19h36min - Atualizada em 09/04/2024 às 19h36min

Trabalhadores aprendem português e matemática durante a construção de condomínio em São Paulo – SP

As aulas acontecem na obra duas vezes por semana e ajudam no aperfeiçoamento técnico do trabalho.

Redação
Foto: Divulgação: Instituto Camargo Corrêa (ICC) – As aulas acontecem em uma sala de aula improvisada na obra
Construir diferentes empreendimentos é uma missão que demanda vários meses. Ainda mais 2 prédios com 450 apartamentos. E, mesmo com essa missão, a rotina dos funcionários da HM Engenharia, no condomínio HM Smart Guaianases, em Guaianases, zona leste de São Paulo – SP, está diferente. Desde março, profissionais iniciam o expediente às segundas e quartas-feiras com uma hora e meia de aula com ensinamentos de português, matemática, segurança do trabalho, letramento digital e leitura de projetos, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
 
A sala de aula já conta uma turma de 24 trabalhadores com diferentes histórias e funções. Os alunos são eletricistas, almoxarifes, carpinteiros e encanadores. Alguns não concluíram o ensino fundamental e médio, mas, agora, em meio ao expediente, ganham a oportunidade de melhorar a escrita, a leitura e outras habilidades.
 
“Eu espero aprender muito e ter oportunidades boas com a colaboração de todos”, comentou Kelvin Ferreira, eletricista.
 
Para viabilizar esse projeto, a HM Engenharia conta com a expertise em projetos socioeducativos do Instituto Camargo Corrêa e do Alicerce Educação, instituição que ministra as aulas.
 
“Buscamos que o profissional tenha oportunidade de se desenvolver com a visão de buscar algo melhor”, destaca a gerente regional de obras da HM Engenharia, Taiza de Paula.
 
Todos os participantes, ao final dos quatro meses de curso, vão receber um certificado de participação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp