05/04/2024 às 20h04min - Atualizada em 05/04/2024 às 20h04min

Banco de Alimentos de Belo Horizonte – MG recebe 2,2 toneladas em doações

Essa contribuição não apenas fornece alimentos frescos e nutritivos para quem precisa, mas também apoia diretamente os produtores locais, incentivando a economia regional e promovendo práticas agrícolas sustentáveis.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte – MG recebe, nesta segunda-feira (8), 2,2 toneladas de produtos frescos, provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Serão 150 quilos de couve, além de 1,05 tonelada de batata doce e 1 tonelada de repolho recebidos de agricultores da cidade de Belo Vale. Os alimentos serão entregues na sede do programa (Rua Tuiuti, nº 888 – Padre Eustáquio).

Os alimentos doados complementarão as refeições de 4.500 pessoas em 29 instituições sem fins lucrativos cadastradas e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. Para se cadastrar no Banco de Alimentos e ter direito às doações, a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Essa contribuição não apenas fornece alimentos frescos e nutritivos para quem precisa, mas também apoia diretamente os produtores locais, incentivando a economia regional e promovendo práticas agrícolas sustentáveis.

Para a subsecretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, destaca que a doação de alimentos frescos, provenientes da agricultura familiar, é um reflexo do compromisso do município em promover a segurança alimentar. “Essa ação além de proporcionar o acesso a alimentos saudáveis, também evidencia uma rede de cooperação entre poder público, agricultoras e agricultores e instituições sociais, garantindo assim a segurança alimentar das pessoas atendidas, e a geração de renda no campo. Ao mesmo tempo em que fomenta a sustentabilidade e fortalece a produção agrícola regional.”

Números do Banco de Alimentos
Atualmente, o Banco de Alimentos de Belo Horizonte atende a 39 instituições cadastradas e conta com o apoio de 38 doadores fixos. No primeiro trimestre deste ano, foram doadas 68,8 toneladas de alimentos. Esses números demonstram o impacto positivo e a importância da iniciativa na cidade.

Visando reduzir o desperdício de alimentos, o Banco recebe produtos considerados fora dos padrões de comercialização, mas ainda adequados ao consumo humano. Transforma o que seria dispensado em alimento para quem precisa, contribuindo para a redução da fome e da insegurança alimentar e nutricional.

Programa de Aquisição de Alimentos
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo município em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, tem como finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Conectando produtores locais às compras públicas, o programa fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; a geração de renda no campo; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp