02/04/2024 às 15h27min - Atualizada em 02/04/2024 às 15h27min

Eduardo Kobra dará palestra em Harvard pela primeira vez

Artista plástico vai abordar o papel da arte de rua para a transformação de espaços urbanos.

Redação
Foto: Renan Roberto
Murais coloridos, traços inconfundíveis e mensagens de paz e esperança. Pela primeira vez, o artista plástico Eduardo Kobra levará ao Brazil Conference, em Harvard & MIT, nos Estados Unidos, uma bagagem repleta de conhecimento sobre o movimento street art. No painel “Murais que protestam e transformam”, o muralista vai comentar como a arte de rua pode transformar espaços urbanos e provocar reflexões sociais. A palestra acontecerá na tarde do próximo dia 6, no campus de Harvard.
 
Com 37 anos de carreira e murais em mais de 40 países, em cinco continentes, Kobra vai falar, também, sobre a criatividade e o processo de desenvolvimento das obras. O painel pretende inspirar alunos de Harvard & MIT, de diversas faculdades norte-americanas e brasileiras, além de empresários e executivos.
 
Segundo o artista, o convite para palestrar na universidade mais prestigiada do mundo provoca uma reflexão e lembrança sobre a sua história e os desafios enfrentados.
 
“Sou autodidata e tenho uma formação completamente nas ruas, sofrendo todo tipo de dificuldade e fazendo renúncias a caminhos que foram apresentados, como o do crime e das drogas. Apesar de ser autodidata, desde o início eu pesquisei, me esforcei, estudei, evoluí e busquei aperfeiçoar o meu trabalho, que sempre foi o meu objetivo. Agora, a recompensa é gigantesca”, comenta Kobra.
 
Realizado anualmente desde 2015 por estudantes, pesquisadores e professores brasileiros, o evento promove debates sobre temas diversos como ciência, política, economia, cultura, entre outros. O encontro tem como objetivo proporcionar conexões e fomentar mudanças positivas para o Brasil. A iniciativa vai de encontro ao trabalho de Kobra em prol da valorização da arte e da educação.
 
O muralista já participou de outras palestras em instituições de ensino – entre elas, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo – SP, em 2022, e a Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel – PR, no ano passado. Também em 2023, ele palestrou no Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro – RJ.
 
Recentemente, Kobra esteve no Smart City Expo, encontro dedicado ao debate sobre cidades inteligentes, em Curitiba – PR. Na mesma cidade, o artista plástico já havia feito uma apresentação no ConversArte 2022, evento voltado à produção artística nacional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp