30/03/2024 às 11h36min - Atualizada em 30/03/2024 às 11h36min

Reforma tributária em quadrinhos, campanha disponibiliza tiras semanais e livretos diagramados

Os desenhos são do cartunista Renato Aroeira e são diagramados em forma de livro ao final de cada ano. A terceira edição acaba de ficar pronta e está disponível para baixar, folhear ou imprimir. Há três anos movimento publica histórias em quadrinhos da personagem Niara para simplificar assuntos tributários.

Redação
Foto: Divulgação
Mais de 150 histórias em quadrinhos abordando o sistema tributário brasileiro estão disponíveis gratuitamente tanto para uso individual como em formato de livro.
 
A personagem em quadrinhos Niara é publicada nas redes sociais da campanha Tributar os Super-Ricos todas as semanas tratando de temas relativos à justiça fiscal, acompanhamento do processo de reforma tributária e assuntos da vida nacional de interesse da população.
 
Transformados em livretos ao final de cada ano, os desenhos de humor têm o objetivo de contribuir com a compreensão de temas tributários e estão disponíveis online para serem folheados, baixados e impressos para uso pedagógico. A terceira edição acaba de ficar pronta.
 
Desenhadas pelo cartunista Renato Aroeira, a convite da campanha, as histórias em quadrinhos são disponibilizadas para escolas, ongs, meios de comunicação, sindicatos e movimentos interessados em popularizar um assunto que impacta toda a população.
 
“O objetivo é traduzir em linguagem de fácil compreensão para que toda a população entenda o tema da tributação, instrumento fundamental para produzir justiça fiscal e social”, registra Aroeira, um entusiasta da campanha.
 
“O desenho de humor torna atrativo um tema considerado árido. E a personagem Niara explica de forma simples distorções fiscais que aprofundam as desigualdades e que precisam ser corrigidas”, observa o presidente do Instituto Justiça Fiscal e um dos coordenadores da campanha, Dão Real Pereira dos Santos.
 
Entre os itens mais graves apontados está o fato dos mais pobres pagarem mais tributos do que os ricos.
 
A não cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas e a isenção dos lucros e dividendos distribuídos para donos e sócios de empresas - onde estão altos salários - enquanto quem ganha mais de dois salários mínimos já paga imposto de renda estão entre os temas recorrentes.
 
A campanha Tributar os Super-Ricos é promovida por mais de 70 organizações nacionais e já disponibizou um conjunto de projetos ao Congresso Nacional para fomentar as mudanças. “O tema tributário deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque é fator decisivo para um país mais justo”, completa o auditor fiscal.
 
As tirinhas são publicadas todas as sextas-feiras nas redes sociais da campanha e também estão disponíveis integralmente no site www.ijf.org.br/niara
 
2023 ▶️
Para baixar
https://ijf.org.br/wp-content/uploads/2024/02/cartilha_niara_2023_site.pdf
Para folhear
https://issuu.com/tsuperricos/docs/cartilha_niara_2023_1a30
https://issuu.com/tsuperricos/docs/cartilha_niara_2023_31a60
 
2022▶️https://ijf.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Livro-Niara-2022.pdf https://issuu.com/tsuperricos/docs/cartilha_niara_2022
 
2021▶️ https://ijf.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Livro-Niara-2021.pdf
https://issuu.com/tsuperricos/docs/cartilha_niara_2_23_12
 
Obs.: Arquivos para impressão podem ser solicitados pelo email [email protected]
 
Conheça a campanha
https://ijf.org.br/tributar-os-super-ricos/
Facebook: tributar.os.super.ricos 
Instagram: tributaros.super.ricos 
Twitter: OsTributar
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp