11/03/2024 às 12h04min - Atualizada em 11/03/2024 às 12h04min

Ministério da Saúde realiza seminário para criação do Memorial da Pandemia de Covid-19

Proposta é oportunizar reflexão sobre a importância do conhecimento atrelado a uma política de bem-estar social e combate às desigualdades. Edital apontará o melhor local para construção do memorial.

Redação
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde (MS)
Famílias abaladas, sonhos interrompidos e histórias inacabadas. No Brasil, mais de 700 mil vidas foram perdidas durante a pandemia da Covid-19, uma das maiores emergências sanitárias que o mundo já viveu. Para transformar o momento de dor em memória, homenagem e aprendizado, o Ministério da Saúde realiza, nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), um seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19. A atividade acontece no auditório Embaixador Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, exatamente quatro anos após o decreto de estado de pandemia em relação ao coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O memorial vai oportunizar uma reflexão sobre a importância do conhecimento e da ciência atreladas a uma política de bem-estar social e de combate às desigualdades.
 
O objetivo do seminário é promover um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, que atuaram no combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai reunir personalidades como o comunicador digital Felipe Neto, a empresária Luiza Trajano, o médico Drauzio Varella, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, além dos senadores Randolfe Rodrigues e Humberto Costa, que farão participações ao longo do evento.
 
O encontro será um momento de reflexões sobre como o mundo respondeu à pandemia, com a ciência unida para criação de uma vacina que salvou milhões de pessoas, ao mesmo tempo em que cada país se deparou com uma forte onda negacionista. O seminário vai reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto serviço de garantia do direito à saúde, permitindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população.
 
No Brasil, a gestão política à frente do governo corroborou para discriminar a nova vacina, causando prejuízos que custaram vidas, além de colaborar com a divulgação de notícias que confundiram a população. Sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores, estados e municípios, se uniram, então, diante de uma gestão negacionista que afrontou garantias constitucionais e não protegeu os direitos humanos. Neste sentido, a comunidade científica brasileira teve fundamental importância para reforçar a vacinação no país e endossar as medidas que estavam sendo indicadas pela OMS para salvar vidas.
 
Relembrando este cenário, o seminário do Ministério da Saúde vai contribuir para a constituição de um plano museológico estratégico e um edital público para escolha do monumento que vai abrigar o Memorial da Pandemia de Covid-19, permitindo que artistas, arquitetos e outros profissionais se engajem na proposta. O edital apontará o melhor local para construção do memorial. Este será um espaço para visitas da população, buscando trabalhar junto à comunidade a transversalidade de temas como saúde, ciência, educação, cultura e meio ambiente. Um ato de reparação e memória, em uma sinalização da importância da busca por justiça.
 
No futuro, o memorial deve abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate todos os episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, mas também os momentos de êxito e descoberta como as primeiras vacinas, o mapeamento genético do vírus, as ações de solidariedade para disseminação das melhores práticas sanitárias e do combate à fome e ao desemprego, até o avanço das soluções digitais para  iniciativas médicas, sociais e culturais.
 
Será um espaço de superação, de destaque da ciência, da força do SUS, de solidariedade e uma oportunidade de estimular a reflexão dos visitantes sobre a saúde e o mundo que queremos construir juntos, na ampliação do horizonte temático sobre a “Saúde no Futuro”. A ideia é que o Memorial da Pandemia de Covid-19 seja um museu vivo e em constante mutação.
 
Confira a programação completa
Segunda-feira
  • 09h00 – Mesa de abertura
  • 10h00 – O que representou a pandemia para o mundo e o país – como o Brasil reagiu à Covid-19;
  • 11h30 – Resposta da ciência à pandemia
  • 14h30 – A informação como aliada da ciência durante e depois da pandemia
  • 16h00 – Mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da pandemia
Terça-feira
  • 09h00 – Por uma política nacional de memória da pandemia
  • 10h30 – Saúde global e reparação para novas pandemias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp