09/02/2024 às 11h48min - Atualizada em 09/02/2024 às 11h48min

Ministério da Saúde inicia distribuição de vacinas contra dengue

Lote inicial, com 712 mil doses, contemplará 315 municípios, de dez estados: Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O Distrito Federal e Goiás receberam as primeiras remessas nesta quinta-feira (8) e já iniciaram a imunização.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados - MS
O Ministério da Saúde iniciou a entrega das vacinas contra a dengue aos dez estados selecionados para começar a imunização de crianças de 10 a 11 anos. O lote inicial contemplará 315 municípios, que atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Distrito Federal e Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, já estão vacinando nesta sexta-feira (9). Segundo a Pasta da Saúde, o trabalho será ininterrupto nos próximos dias, até que os imunizantes cheguem para as unidades de saúde de todo o Brasil.

A escolha pelo início da imunização de crianças de 10 a 11 anos é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Segundo o Ministério da Saúde, o início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A faixa etária será ampliada progressivamente, assim que novos lotes forem entregues.
 
Vacinas
O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, será enviado aos seguintes estados, contemplando 315 municípios: Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O Distrito Federal e o estado de Goiás já receberam as primeiras remessas na quinta-feira (8). Os demais irão receber ao longo dos próximos dias.
 
Neste primeiro envio, com o quantitativo de vacinas disponível, o Ministério da Saúde atende 60% dos 521 municípios selecionados. Conforme a entrega de novas remessas, a previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março. Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.
 
Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde coordena um esforço nacional para ampliar o acesso a vacinas para dengue. A Pasta solicitou prioridade para essa ação e atuará em conjunto com o Instituto Butantan e a Fiocruz para expandir a produção de vacinas para o Brasil.
 
A ministra da Saúde Trindade, Nísia Trindade, reforçou em seu pronunciamento em rede nacional que este é o momento de intensificar a prevenção, o cuidado e agir conjuntamente com governadores, prefeitos e toda sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue.
 
As ações coletivas e os cuidados individuais como a limpeza das vasilhas de água dos animais e vasos de plantas evitando o acúmulo de água, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos, limpeza das caixas d’água são as melhores de forma de prevenção. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro de casa.
 
A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas procurem um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp