08/02/2024 às 16h37min - Atualizada em 08/02/2024 às 16h37min

Governo lança Painel Ligue 180 que lista serviços para mulheres vítimas de violência no Brasil

Ferramenta inédita mapeia mais de 2,5 mil pontos de apoios, entre eles, delegacias, abrigos, centros de referência e casas da Mulher Brasileira.

Redação
Agência Gov
Foto: Reprodução
O Ministério das Mulheres (MMulheres) lançou, nesta quinta-feira (8), o Painel Ligue 180, uma plataforma online inédita que permite consultar os 2.576 serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil, que é atualmente cadastrada na central Ligue 180. A ferramenta foi inaugurada durante uma live com a presença da ministra da pasta, Cida Gonçalves.
 
"Esse é um serviço de utilidade pública para a nação de suma importância. É uma entrega que tem como foco prioritário enfrentar as desigualdades de gênero e a violência contra as mulheres com objetivo de atingir a meta zero de feminicídio. Para isso, temos que prevenir e o Painel 180 mostra onde pedir ajuda", ressaltou a ministra.
 
Disponível no link www.gov.br/mulheres/ligue180, a base de dados traz informações detalhadas por estados e município sobre:
  • Delegacias Especializadas e Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher em Delegacias Gerais
  • Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM)
  • Promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos
  • Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
  • Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.)
  • Casas Abrigo, Casas de Acolhimento Provisório e Casas-de-Passagem
  • Serviços de Saúde a Pessoas em situação de violência sexual;
  • Casa da Mulher Brasileira
  • Patrulhas Maria da Penha
Rede de Atendimento
Atualmente, a Central de Atendimento à Mulher pode ser acionada via telefone, pelo número 180, e via chat no WhatsApp, pelo (61) 9610 0180, em casos de denúncias de violência contra mulher, e para fornecer informações sobre direitos, garantias e serviços que prestam acolhimento humanizado às vítimas.
 
Localizado no próprio site do Ministério das Mulheres, o Painel Ligue 180 passa a ser mais uma ferramenta de orientação ao reunir, de forma intuitiva, a quantidade, a distribuição entre as regiões, os endereços, as modalidades de serviços e os contatos para que a população possa consultar diretamente essas informações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp