07/02/2024 às 19h52min - Atualizada em 07/02/2024 às 19h52min

Complexo do Alemão vai contar com campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro

Lançamento da pedra fundamental da obra foi feita pelo presidente Lula na tarde desta quarta-feira (7).

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
“Hoje, 7 de fevereiro, foi o dia em que a educação entrou no complexo do Alemão”. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante seu último compromisso no Rio de Janeiro – RJ. Na tarde desta quarta-feira (7), o presidente lançou a pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão, zona Norte da cidade.
 
“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, o Governo Federal e o Governo Municipal vieram aqui para dizer: dia 7 de fevereiro quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação para salvar essa gente”, afirmou o presidente.
 
Com investimento total de R$ 15 milhões, a obra do campus do Complexo do Alemão tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. Em um terreno com 12,7 mil m², o prédio principal do campus terá área construída de 5,57 mil m² e receberá até 1,4 mil estudantes. A Prefeitura do Rio de Janeiro fez a doação do terreno para construção do novo campus.
 
“É um dia de muita alegria para o Complexo do Alemão que marca uma história. A minha família está na quarta geração aqui no Complexo do Alemão, que são meus filhos. E eles estão aqui hoje e muito provavelmente a minha filha Letícia, que tem 14 anos e está no nono ano, na inauguração poderá estar vindo para este instituto”, destacou a representante da comunidade do Complexo do Alemão, Camila Santos, conhecida por Camila Moradia.
 
“Toda mãe e todo pai, o que mais deseja para um filho é que ele possa se formar, ter uma profissão e se puder, ser doutor. Doutor é para todo mundo que quer estudar e é isso que a gente vai garantir aqui no Complexo do Alemão”, ressaltou Lula.
 
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o campus deve atender as demandas da comunidade. “Aqui deve ser construído com a comunidade. Quais são as vocações da comunidade, quais são os cursos que a comunidade deseja que sejam ofertados aqui neste Instituto Federal”, ressaltou.
 
Foi o segundo campus do IFRJ anunciado para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mais cedo, Lula participou da cerimônia de anúncio do Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do IFRJ e da inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, na Barra da Tijuca.
 
O recurso para a obra está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), pelo qual ainda serão construídas cem novas unidades dos institutos federais, totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais.
 
Histórico
Em julho de 2023, a primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, procurou o Ministério da Educação, acompanhada pelas líderes comunitárias Camila Moradia e Tia Bete (do Complexo do Alemão), e por Alan Brum, presidente do Instituto Raízes em Movimento, organização que elaborou o Plano de Ação Popular do CPX, de desenvolvimento local.
 
No encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, pediram a retomada do projeto de construção de uma unidade do IFRJ no local. No mesmo mês, o ministro visitou o Complexo e confirmou o compromisso com a construção da unidade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp