22/01/2024 às 14h11min - Atualizada em 22/01/2024 às 14h11min

Carnaval de Belo Horizonte – MG 2024 terá recorde de cortejos nas ruas da cidade

A folia belo-horizontina contará com uma programação extensa e descentralizada, com mais de 500 cortejos, recorde em comparação aos outros anos, saindo pelas nove regionais do município.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Carnaval de Belo Horizonte 2024 vai começar. A partir do próximo sábado (27), até o dia 18 de fevereiro, a maior festa de rua de Minas Gerais tomará novamente a cidade com muita alegria, cores e diversidade. A folia belo-horizontina contará com uma programação extensa e descentralizada, com mais de 500 cortejos, recorde em comparação aos outros anos, saindo pelas nove regionais do município. A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo R$ 35 milhões na folia. A programação completa pode ser conferida no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
 
Uma grande novidade para esta edição será o local do Palco Oficial da folia. Diante da impossibilidade da utilização da Praça da Estação, que está passando por obras de revitalização dentro do programa Centro de Todo Mundo, o palco de shows do Carnaval será montado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, icônico espaço de lazer da capital mineira. No local será realizado o Kandandu, encontro de blocos afro que tradicionalmente abre a folia na cidade, nos dias 9 e 10 de fevereiro.
 
“Nós apresentamos a infraestrutura do Carnaval, mas quem faz o carnaval é o povo. São os blocos de rua, os blocos caricatos, a Corte Momesca e os foliões. A Prefeitura tem a obrigação de preparar a cidade: segurança, limpeza, transporte, saúde. Estou muito feliz com a preparação e espero que tenhamos um carnaval bastante organizado”, afirmou o prefeito Fuad Noman (PSD). 
 
Para além da valorização da cultura e do entretenimento, o Carnaval de Belo Horizonte vem se tornando um importante produto que gera renda, oportunidades de emprego e negócios, movimentando principalmente os segmentos de alimentação, transporte, comércio, hotelaria e hospedagem. A projeção é que o evento contribua na geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, com a expectativa de movimentação financeira na cidade no período oficial da folia de R$ 1 bilhão, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
 
“Está oficialmente aberto o Carnaval de Belo Horizonte 2024. A cidade está preparada para mais uma festa, que cresce a cada ano em todos os índices. Agradeço ao prefeito Fuad Noman por acreditar na potência da nossa folia como uma importante manifestação cultural e uma ferramenta de fomento econômico, gerando emprego e renda para a cidade. Estamos realizando um trabalho integrado, com cerca de 30 cerca de 30 órgãos municipais, estaduais e privados, para que seja apresentado aos foliões um Carnaval seguro, respeitoso, diverso e plural”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
 
O Carnaval de Belo Horizonte é um dos principais produtos turísticos da cidade. Entendido como movimento espontâneo, o evento tem sido qualificado com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, garantido a sua organização, segurança e acesso da população, turistas e visitantes. Com planejamento antecipado para melhor estruturação da festa, a Belotur vem realizando diversas ações de fomento ao evento desde o ano passado. Planejamento Operacional Integrado
A partir do planejamento da produção do evento elaborado pela Belotur, diversos outros planos operacionais são desenvolvidos pelos órgãos públicos para viabilizar a realização do Carnaval de Belo Horizonte 2024, visando garantir mobilidade, segurança, fiscalização, atendimento em saúde e proteção social. O Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), articulado com instituições municipais, estaduais, federais e até mesmo privadas, integra esses planos setoriais para que haja uma atuação mais eficaz do poder público na cidade, potencializando assim a ação de cada instituição, garantindo a otimização de recursos e serviços e o sucesso do evento.
 
Com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto, o COP-BH irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade. Entre as principais ações dos órgãos municipais estão:
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp