04/01/2024 às 18h53min - Atualizada em 04/01/2024 às 18h53min

Banco de Alimentos bate recorde de doações a instituições sociais em 2023

O Banco também atua no combate ao desperdício de alimentos na cidade.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte – MG bateu recorde de doações feitas a instituições sociais em 2023, ano em que completou 20 anos de atuação no enfrentamento da fome na capital. Foram 481.162,35 quilos de alimentos doados, 72 toneladas a mais que em 2022. O Banco também atua no combate ao desperdício de alimentos na cidade.

Os alimentos são coletados junto à rede de doadores (sacolões e supermercados, por exemplo), avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos e, em seguida, são repassados para as instituições cadastradas. O Banco recebe produtos considerados fora dos padrões de comercialização, mas ainda adequados ao consumo humano. Para ter direito à doação, a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente são 51 instituições cadastradas, cinco a mais do que em 2022. A cada semana, mais de 6 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelas doações. São doados itens como frutas, verduras e hortaliças, que complementam as refeições produzidas por instituições. O Banco também recebe e repassa alimentos não perecíveis dentro da data de validade.

Completando o ciclo do combate ao desperdício, os alimentos considerados impróprios para o consumo, após a avaliação técnica, são coletados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e transformados em adubo, por meio da técnica de compostagem. O material produzido é utilizado em parques e jardins da cidade. Neste ano, foram quase 90 toneladas de resíduos destinados para este fim.

Ponte entre quem quer doar e quem precisa receber
O Programa Banco de Alimentos é uma importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. “Ao doar, a organização amplia as ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e são isentos de responsabilidade pelo consumo do alimento doado. E o mais importante, auxilia no acesso ao alimento para quem mais precisa, e pode acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, comunidades tradicionais entre outros grupos beneficiados por esta rede”, explica a subsecretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues.

Atualmente, o Banco de Alimentos conta com 37 doadores fixos e este número pode ser ampliado. Organizadores de eventos, pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, sacolões, supermercados, incluindo e-commerce, produtores e redes varejistas também podem ser doadores. Basta entrar em contato nos telefones (31) 3277-5713 ou (31) 3246-3020 ou pelo e-mail [email protected]Mais informações também podem ser acessadas no Portal da PBH.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp