04/01/2024 às 12h54min - Atualizada em 04/01/2024 às 12h54min

Hemobrás conclui construção da fábrica de medicamentos para hemofílicos

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (4), quando é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (4), comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia. A data é um marco para os pacientes e tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre o diagnóstico e tratamento da doença. No entanto, neste ano, a mobilização é ainda mais especial: a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) acaba de concluir a construção da fábrica de medicamentos recombinantes (feito por biotecnologia). A unidade está prestes a ser inaugurada e iniciará os primeiros testes para a validação da produção em solo nacional do Hemo-8r®, medicamento utilizado pelos pacientes com Hemofilia A.
 
“A produção nacional do medicamento é uma grande conquista tecnológica para nosso país. Além disso, a ampliação da produção e fornecimento desses medicamentos devem gerar grande impacto e melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros, nosso propósito maior”, diz o presidente da Empresa, Antônio Edson de Lucena.
 
Na prática, o pleno funcionamento da fábrica de recombinantes, representa a garantia do fornecimento do Hemo-8r®, com a ampliação do acesso ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de hemofilia, além de abrir um caminho para a produção de outros medicamentos. O Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no ranking de países com mais pessoas com hemofilia, de acordo com a Federação Mundial de Hemofilia. São mais de 13 mil brasileiros que convivem com a doença.
 
Hoje, a Hemobrás já garante o fornecimento desses recombinantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) – uma operação que é feita graças à Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Takeda. Em 2023, mais de 837 milhões de UIs, unidade internacional de medida utilizada pela indústria farmacêutica, do Hemo-8r® foram entregues aos usuários do SUS.
 
Entendendo a hemofilia
A principal característica da hemofilia, que tem origem genético-hereditária, é a deficiência na coagulação do sangue. Essa ausência provoca hemorragias. A doença pode manifestar-se de forma leve, moderada e grave. Geralmente, o diagnóstico é feito ainda na infância e, na grande maioria, acomete homens. A hemofilia leva o paciente a apresentar sangramentos espontâneos, principalmente nas articulações e músculos. Por essa razão, o tratamento profilático para a reposição do fator de coagulação deficiente com medicamentos fornecidos pela Hemobrás (Fator VIII Plasmático, Fator IX Plasmático e Hemo-8R) é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida às pessoas com hemofilia do Brasil.
 
“Ser uma pessoa com hemofilia significa enfrentar desafios, mas com o tratamento adequado e cuidados específicos, consigo viver com qualidade e segurança”, diz Neder Santos, representante da Associação de Pessoas com Hemofilia do Mato Grosso do Sul. Neder tem Hemofilia A grave e faz tratamento profilático com Hemo-8R.
 
A hemofilia é uma doença rara. Em média, em 70% dos casos a mutação genética causadora da hemofilia já está presente na família e é transmitida pelas mães portadoras aos filhos. Nos outros 30%, a doença surge numa família sem histórico de hemofilia, sendo causada por uma mutação genética nova. Os portadores já nascem com a alteração na produção de proteínas responsáveis pela coagulação do sangue. Essa deficiência ocorre de duas formas: com a hemofilia tipo A e a hemofilia tipo B. Na hemofilia tipo A, o portador tem deficiência de produção da proteína Fator VIII. Na hemofilia tipo B não é gerado, ou é produzido em pouca quantidade, o Fator IX.
 
Ao perceberem os sintomas, as pessoas podem buscar informações nos hemocentros brasileiros, além de poder contar com o apoio das associações estaduais e nacionais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp