01/01/2024 às 14h53min - Atualizada em 01/01/2024 às 14h53min

Saiba se seu cartão de vacina está atualizado e conheça as imunizações do SUS

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para preservar a saúde da população contra diversas doenças.

Redação
Agência Gov
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para prevenir e reduzir a disseminação de doenças graves ou fatais, entre elas, a Covid-19, poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e gripe. A imunização atualizada protege não apenas quem recebe a dose da vacina, mas também grupos que não podem ser imunizados, além de garantir uma população menos vulnerável a enfermidades evitáveis.
 
Para ser imunizado, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chamada antigamente de posto ou centro de saúde, mais próxima da sua casa. Se você perdeu seu cartão de vacinação, solicite a segunda via do documento gratuitamente lá mesmo. O Ministério da Saúde reforça que qualquer cidadão - da infância à fase adulta e à terceira idade - pode ser vacinado gratuitamente em qualquer UBS do País.
 
Calendário Nacional de Vacinação
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, o qual é responsável por coordenar campanhas anuais de vacinação, com objetivo de lembrar os cidadãos de manter a imunização atualizada, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças.
 
Por meio do PNI, o Governo Federal oferece gratuitamente 49 imunobiológicos: 32 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Essas vacinas incluem tanto as do Calendário Nacional de Vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas em tratamento de doenças como câncer, insuficiência renal e diagnosticadas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
 
As vacinas oferecidas rotineiramente pelo SUS no calendário são as seguintes: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP; Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto (dT); Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; dTpa; Influenza (ofertada durante Campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).
 
Para conhecer detalhes sobre a vacinação em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, acesse o site oficial do Ministério da Saúde, clicando aqui.
 
Campanhas
O Ministério da Saúde promove atualmente, pelo menos, três campanhas de vacinação ao ano junto às secretarias de Saúde de municípios, estados e Distrito Federal. As estratégias são: vacinação contra Influenza (gripe); Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade; e a vacinação contra a Covid-19, que acontece ao longo de todo o ano. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp