06/12/2023 às 19h07min - Atualizada em 06/12/2023 às 19h07min

Governo credencia Instituto de Matemática Pura e Aplicada para educação superior

Anúncio será feito nesta quarta-feira (6), pelo presidente Lula e pelo ministro Camilo Santana, em cerimônia de abertura do processo seletivo para a graduação em Matemática.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Em agenda no Rio de Janeiro – RJ nesta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como instituição de Educação Superior e a autorização para o início das atividades do Impa Tech (primeiro curso de graduação do instituto).
 
Na ocasião, também será celebrada a abertura do processo seletivo para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento será a partir das 15h, no Hotel Fairmont, em Copacabana no Rio de Janeiro, e contará com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
 
Gratuito e inovado, o Impa Tech é uma parceria do Impa com o Governo Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de capacitar estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. A graduação, que iniciará as aulas em 2024, atenderá até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões. Ao fim de quatro anos, terão sido atendidos 400 estudantes. Os alunos terão moradia oferecida pela prefeitura do Rio e apoio financeiro.
 
Seleção

Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão ofertadas até 80 vagas distribuídas entre alunos medalhistas do nível 3 (premiação nacional) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Impa; do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF); e da modalidade programação, nos níveis 1 ou 2 do ensino médio, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
 
De acordo com o edital, cada medalha garante uma pontuação diferente no processo de seleção. Outras 20 vagas serão oferecidas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no Enem. As inscrições para a graduação devem ser feitas pelo site do Impa Tech até 28 de dezembro.
 
Impa

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de reconhecimento internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. Também é organizador da Obmep, a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp