04/12/2023 às 18h02min - Atualizada em 04/12/2023 às 18h02min

Anvisa aprova registro de primeira vacina para bronquiolite

A vacina Arexvy foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais.

Redação
Agência Gov
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (4), o registro da vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline. A vacina é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Esta é a primeira vacina registrada no Brasil contra o VSR, principal vírus causador de bronquiolite.
 
A vacina foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única.
 
A tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante. Nesse caso, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.
 
O pedido de registro do medicamento foi enquadrado como prioritário, nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 204/2017, por se tratar de condição séria debilitante. Além disso, é uma doença de grande impacto público, principalmente pela faixa etária atingida, que possui grande índice de hospitalizações causadas por infecção pelo VSR.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp