01/12/2023 às 18h15min - Atualizada em 01/12/2023 às 18h15min

Parque Dom Pedro promove dia de doação de sangue

Ação, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, ocorre em 11 de dezembro; inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (1º).

Redação
Foto: Divulgação
O Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, receberá o Hemocentro da Unicamp na segunda-feira (11) para promover um dia de doação de sangue no estacionamento vip da Entrada Águas. O ônibus de coleta estará disponível das 13h às 19h, com previsão de realizar 80 atendimentos. Para realizar a doação é necessário fazer um cadastro prévio no site do shopping, disponível a partir desta sexta-feira (1º).
 
Com a coleta de 80 bolsas de sangue, até 320 pessoas serão beneficiadas. “No período de férias, o hemocentro apresenta uma queda de 25% a 30% no estoque de sangue. Como temos um alto fluxo de pessoas, temos ciência da importância de disponibilizarmos nossos espaços para receber ações tão importantes para a comunidade como essa. Ter um olhar atento e ser participativo em prol da sociedade onde estamos inseridos é um dos pilares do nosso negócio”, diz Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro.
 
“O procedimento é feito em etapas, começando pelo cadastro do doador; exame físico, entrevista individual e sigilosa para avaliar se é possível ou não realizar a doação neste momento e, se apto, a coleta. São coletados, aproximadamente, 480 ml de sangue”, explica Roberta dos Santos, assistente social de captação e doadores do Hemocentro da Unicamp. No exame físico são avaliados o peso, a temperatura, a pressão arterial e é realizado o teste de anemia.
 
Antes do cadastro, é prudente consultar o site do Hemocentro para verificar os critérios que podem causar restrição temporária ou definitiva para coleta e utilização do sangue. Os impedimentos mais comuns são medicamentos e algumas doenças, que podem fazer necessária a espera de alguns dias, meses ou até mesmo tornarem-se um impeditivo definitivo.
 
Além de não cumprir nenhum critério que restrinja a doação, o doador deverá estar descansado, ter de 18 a 69 anos (pessoas de 16 e 17 anos podem doar, desde que tenham consentimento formal do responsável legal, e maiores de 60 anos somente se já realizaram ao menos uma doação anteriormente) e não estar em jejum. Porém, é necessário evitar a ingestão de comidas gordurosas no dia da doação e aguardar ao menos três horas após o almoço.
 
Os homens podem realizar a doação a cada 60 dias e as mulheres precisam aguardar 90 dias. Já os maiores de 60 anos precisam aguardar seis meses entre uma doação e outra.
 
Os grupos sanguíneos mais comuns no Brasil são o O e o A, que juntos abrangem cerca de 87% da população. O tipo O com fator Rh positivo é o mais utilizado em transfusões sanguíneas no Brasil, por sua possibilidade de utilização com todos os outros tipos.
 
“O sangue O negativo é considerado o tipo universal, pois pode ser transfundido para qualquer pessoa, mas apenas 9% dos brasileiros possuem essa combinação sanguínea. Sempre buscamos pessoas com essa tipagem para a doação, pois o estoque nos hospitais é extremamente necessário, já que em uma emergência esse é o tipo sanguíneo utilizado”, alerta Leandro Nicioli Sales, enfermeiro supervisor do suporte técnico do Hemocentro da Unicamp.
 
Serviço
Doação de Sangue no Parque Dom Pedro
Data: 11/12
Horário: das 13h às 19h
Local: Estacionamento Vip da Entrada Águas
Cadastro: pelo site (a partir de 30/11)
Endereço: Av. Guilherme Campos, nº 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas – SP
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp