10/11/2023 às 21h42min - Atualizada em 10/11/2023 às 21h42min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG encerra Campanha de Multivacinação com cerca de 90 mil doses aplicadas

Com a campanha, de forma geral, houve aumento nas coberturas vacinais do município.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Depois de intensa mobilização para convocar pais e responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos para a multivacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte – MG encerrou a campanha com cerca de 90 mil doses aplicadas em 21 dias corridos. O número é superior à ação do ano passado, quando cerca de 87 mil vacinas foram administradas em um período de dois meses.
 
Com a campanha, de forma geral, houve aumento nas coberturas vacinais do município. A taxa do imunizante contra a febre amarela, por exemplo, subiu de 78% para 90,3%. Já a segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, saltou de 50,3% para 53,6%. Já a cobertura da vacina contra a meningite, especificamente para o público de 11 anos de idade, aumentou de 98,1% para 100,9%. Considerando que a multivacinação ainda ocorreu nesta sexta-feira (10), os dados podem sofrer alterações.
 
“É com imensa satisfação que divulgamos esse balanço. A população atendeu nosso chamado e cumpriu o compromisso de garantir ainda mais saúde para as crianças e adolescentes. As vacinas são gratuitas, seguras e muito eficazes, além de evitar que doenças já eliminadas voltem a circular em nosso município. As doses continuam sendo ofertadas na rotina dos centros de saúde. Se o cartão do seu filho não estiver atualizado, não perca mais tempo”, alertou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
 
Este ano, a campanha teve início no sábado, dia 21 de outubro, quando os centros de saúde ficaram abertos para colocar em dia a caderneta de vacinação. As unidades ofertaram os 18 imunizantes que fazem parte do calendário básico de vacinação, como rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto, gripe e as doses do imunizante BCG.
 
No dia D, realizado no sábado, 28 de outubro, uma grande mobilização foi realizada no Parque Municipal Renné Giannetti, além da abertura dos 152 centros de saúde da capital. Só nesse dia foram aplicadas quase 17 mil doses. Já durante o feriado prolongado, dias 2, 3 e 4 de novembro, a Prefeitura garantiu a abertura de centros de saúde e postos extras para vacinação exclusiva de crianças e menores de 15 anos. Para aproveitar o momento de sensibilização, a campanha foi prorrogada.
 
Confira atualização das coberturas vacinais antes e após a campanha
 
Menores de 1 ano , 1 ano e 4 anos, BH, JAN A SET/2023 Menores de 1 ano , 1 ano e 4 anos, BH, JAN A OUT/2023
Imunobiológico/ Faixa Etária < 1 ano 1 ano 4 anos < 1 ano 1 ano 4 anos
BCG 54,1 - - 54,4 - -
FA 70,6 - 78 71,8 - 90,3
Hepatite A - 73 - - 74,9 -
Men C+MnACWY 49,6 45,7 - 49,6 51,3 -
Penta + Hexa 64,7 65,7 77,1 66,4 65,7 77,5
Pn10 + Pn13 64,8 51 - 66,1 64,6 -
Polio 63,3 67,9 79,7 65,1 70,2 82,2
Rotavírus 68,1 - - 69,7 - -
Triviral - D1 - 68,1 - - 72 -
Triviral - D2 - 50,3 - - 53,6 -
Varicela - 68,6 82 - 69 83
Fonte: SISREDE e SIGRAH, extraído em 10/11/23 - Dados preliminares      
 
Ações
Para alcançar um número tão expressivo de doses aplicadas, a Prefeitura reuniu esforços durante todo o período da campanha. Foi realizado, por exemplo, uma grande mobilização na Escola Municipal Dr. Júlio Soares, no bairro Granja de Freitas, entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado e Ministério da Saúde. As ações foram para fortalecer a importância da vacinação.
 
Além disso, várias secretarias apoiaram a Saúde na campanha. Foram feitas parcerias com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), com a disponibilização da Carreta de Inclusão Digital como ponto extra de vacinação, no Barreiro, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, também ofertando o Parque Municipal Renné Giannetti como local de aplicação de doses. Para garantir a diversão e entretenimento, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer disponibilizou brinquedos, oficinas e atividades recreativas para crianças e adolescentes no Dia D.
 
A Secretaria Municipal de Educação ofertou atividades educacionais nos centros de saúde, como desenhos para colorir, lápis e giz de cera para que as crianças se divertissem antes ou após receberem as doses de vacina. Além disso, foram afixadas faixas em todas as escolas municipais da capital, com informações sobre a campanha.
 
A Belotur, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura ficaram responsáveis pela divulgação da campanha, por meio de vídeo informativo, veiculado em grandes eventos privados da cidade, teatros, cinemas e Centros Culturais e de Referência, espalhados nas nove regionais.
 
O Movimento BH Mais Feliz também apoiou as ações de conscientização com a distribuição de panfletos informativos sobre a campanha. Mais uma indispensável parceria foi com o Rotary Club, que apoiou a divulgação da campanha e as ações de mobilização para conscientizar os pais e responsáveis.
 
Durante a Campanha de Multivacinação, outra estratégia da PBH foram as ações de conscientização nas instituições de ensino. Agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte distribuíram materiais informativos sobre a importância da vacinação. Também houve apresentação da banda da corporação com a presença das mascotes. O Mobiliza SUS também atuou repassando informações de forma lúdica.







 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp