09/11/2023 às 11h57min - Atualizada em 09/11/2023 às 11h57min

Campo Limpo Paulista – SP recebe o prêmio Luiza Matida pelo segundo ano consecutivo

A conquista é fruto do trabalho preventivo para evitar a transmissão do vírus HIV de mãe para filho.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista – SP recebe o Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento aos esforços voltados à prevenção da transmissão vertical do HIV, que consiste na transmissão do vírus de uma mãe infectada para seu filho durante a gestação, parto ou amamentação. 
 
Esse tipo de transmissão é uma das formas mais comuns de disseminação do HIV e pode ocorrer quando a mãe portadora do vírus não recebe tratamento antirretroviral adequado durante a gravidez. A transmissão vertical (da mãe para o seu filho) é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil, e a maioria dos casos de transmissão vertical do HIV também pode ocorrer na gestação, durante o trabalho de parto e amamentação.
 
“A premiação é fruto de um excelente trabalho da rede de atenção básica e da vigilância epidemiológica de Campo Limpo Paulista. Além disso, gostaríamos de destacar que Campo Limpo Paulista e Jundiaí foram os únicos municípios na Região Metropolitana de Jundiaí a receberem esse prêmio, o que nos posiciona como líderes na saúde pública regional”, destaca a secretária de Saúde, Alynne Souza.
 
O Prêmio Luiza Matida é idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho durante vinte anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis que contribuíram para a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp