03/11/2023 às 20h31min - Atualizada em 03/11/2023 às 20h31min

Sala de controle monitora os 9,4 mil locais de aplicação do Enem no país

O exame, que será aplicado nas 27 unidades da Federação para 3,9 milhões de inscritos nos dias 5 e 11 de novembro, conta com 400 mil pessoas envolvidas no processo que vai desde a elaboração até a distribuição e o monitoramento.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Fabíola Testi/Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – A partir da sala de controle, profissionais do Inep monitoram a aplicação do Enem em 1.750 municípios de todo o país
Com o intuito de acompanhar passo a passo a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma sala de controle e monitoramento. É por meio dela que profissionais capacitados monitoram os 9.399 locais de prova e as 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios de todas as 27 unidades da Federação.
 
Além disso, farão parte da aplicação do exame 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13 mil assistentes de local para organizar os 38.782 malotes de provas, que contêm 7.917.402 exames impressos. Os números robustos são para atender os 3,9 milhões de inscritos que prestarão o exame neste fim de semana.
 
No total, para que o Exame Nacional do Ensino Médio aconteça da forma mais tranquila possível, cerca de 400 mil pessoas participam do processo do Enem 2023. Os procedimentos vão desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas.
 
Para atuar no Enem, todos os profissionais passam por capacitação, com o intuito de padronizar os procedimentos. O Inep realiza treinamentos diferentes para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, fiscais, certificadores, policiais, bombeiros, corretores de redação, entre outros.
 
“A sala de controle da aplicação do exame tem o objetivo de acompanhar passo a passo a aplicação das provas nos dias 5 e 12 de novembro. A segurança é total e envolve o transporte das provas pelos Correios, a presença de coordenadores, fiscais e observadores do Inep em cada local de aplicação, além do monitoramento constante. Caso ocorra algum problema, como alagamentos ou tempestades, uma data para a reaplicação das provas está prevista para os dias 12 e 13 de dezembro”, afirmou o presidente no Inep, Manuel Palacios.
 
Segundo explicou Palacios, a sala de controle monitora a entrega dos malotes de prova, a presença dos profissionais e o início da aplicação dos testes.
 
“Trabalhamos o ano inteiro para isso. O Enem é uma operação de grande escala que mobiliza diversas agências do governo, incluindo Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícias Militares dos estados”, pontuou.
 
Protocolos Rígidos
Todas as etapas do Enem, da publicação do edital à divulgação dos resultados, são monitoradas por um setor do Inep. O Instituto também é responsável pela gestão de riscos, um planejamento cauteloso de todas as intercorrências possíveis e os planos de ação caso elas ocorram.
 
Após a definição das questões que vão compor o exame, o envio das provas para a gráfica de segurança máxima segue protocolos rígidos de segurança. No ambiente da gráfica, as provas são diagramadas (disposição dos textos e imagens na página) por colaboradores experientes, dentro de uma sala segura. Já a videoprova em Libras é gravada em um estúdio montado dentro do Ambiente Físico Integrado Seguro (Afis), situado no Inep.
 
Após o ensalamento dos participantes, as provas são produzidas, impressas e liberadas com um rígido esquema de segurança e mínimo contato humano. Os pacotes já saem da rotativa separados por sala e local de aplicação. A parte personalizada da prova (Cartão-Resposta, Folha de Redação e o Caderno de Questões) é impressa de forma separada.
 
Camisetas Coloridas
Todos os funcionários da gráfica são monitorados por câmeras de segurança e usam camisetas de cores diferentes, que identificam a função de cada pessoa. Só os funcionários de extrema confiança, identificados com uma cor específica, podem chegar perto da rotativa de impressão. Se alguém com outra cor de camiseta se aproxima das provas, é disparado um alarme. Para entrar na área de impressão, os funcionários da gráfica passam por várias camadas de segurança, que incluem escâner corporal. As provas prontas são colocadas em malotes, imediatamente lacrados.
 
Em seguida, elas ficam armazenadas em galpões logísticos de segurança máxima. Os malotes de provas já chegam a esses locais dentro de contêineres desmontáveis leves, separados por município de aplicação.
 
Interiorização
No início do quarto trimestre do ano, começa a interiorização das provas, ou seja, a expedição para a capital das 27 unidades da Federação. Com escolta da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária Federal, elas são encaminhadas para galpões também de segurança máxima em cada estado. As provas ficam sob vigilância até o dia da aplicação ou até sua interiorização para uma unidade de distribuição.
 
Recolhimento
Ao final da aplicação das provas, os malotes são recolhidos (com o Cartão-Resposta, Folha de Redação e outros documentos, como as folhas de presença). Tudo é enviado para as centrais de correção do consórcio aplicador. Todo o processo também é feito com escolta militar. Os veículos utilizados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima de carga transportada.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp