28/10/2023 às 15h19min - Atualizada em 28/10/2023 às 15h19min

Boxe brasileiro: quatro ouros, 12 pódios e melhor campanha da história no Pan

Equipe nacional também terminou na primeira colocação no quadro de medalhas da modalidade. Bia Ferreira, Carol Naka, Jucielen Romeu e Barbara Almeida foram campeãs. Brasileiros faturaram ainda cinco pratas e três bronzes.

Redação
Agência Gov
Foto: Wander Roberto/Comitê Olímpico do Brasil (COB) – Equipe brasileira de boxe celebra a campanha histórica em Santiago
Uma campanha realmente histórica do boxe brasileiro, com todos os recordes quebrados. Santiago 2023 agora é a edição com o maior número de ouros conquistados pela modalidade, com quatro, e a que os pugilistas brasileiros mais subiram ao pódio, com 12.
 
As maiores responsáveis pelo desempenho incrível foram as mulheres: Carol “Naka” Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg), Bia Ferreira (60kg) e Barbara Almeida (66kg) venceram suas lutas nesta sexta-feira, 27, no Centro de Treinamento Olímpico, no bairro de Ñuñoa, e conquistaram o ouro.
 
Bolsa Atleta
Dos 13 atletas convocados para representar o Brasil no Pan de Santiago, 12 são atualmente integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual a esportistas de alto desempenho do Governo Federal. Dez deles integram a categoria Pódio, a principal do programa, um faz parte da categoria Internacional e um da Nacional. O repasse anual total do atual edital para os 12 contemplados supera os R$ 1,34 milhão. Dos nove finalistas, oito são bolsistas.
 
“Estou muito satisfeito com a equipe feminina, foi um desempenho monstruoso. O Brasil evoluiu muito com investimento em treinamento, participação em competições fora do Brasil, salário em dia. Hoje, Brasil e Colômbia são as potências do boxe feminino do continente”, disse Mateus Alves.
 
As pratas ficaram Tatiana Chagas (54kg), Michael Douglas Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). Já tinham garantido o bronze na quinta-feira: Viviane Pereira (75kg), Luiz Oliveira “Bolinha” (57kg) e Yuri Falcão (63.5kg).
 
Líder no Quadro
O Brasil saiu de Santiago também com a liderança do quadro de medalhas da modalidade com muita folga. Os quatro ouros, cinco pratas e três bronzes da delegação deixaram o país muito acima do segundo colocado, os Estados Unidos, que somaram seis pódios (dois ouros, duas pratas e dois bronzes). A terceira posição no ranking do boxe ficou com Cuba, que somou dois ouros, uma prata e um bronze, com quatro medalhas. 










Fonte: santiago2023.org – Quadro específico de medalhas do boxe no Pan de Santiago: liderança brasileira.

Com o término das competições do Pan, o Brasil é país que mais tem atletas classificados para os Jogos Olímpicos na modalidade, com nove. França e China, os segundos colocados na lista, têm sete cada. O Brasil ainda terá como classificar os quatro atletas que não garantiram vaga em Paris 2024 nos pré-olímpicos em fevereiro e em maio.
 
“Vamos buscar (as quatro categorias que ainda não classificaram). Em 13 sorteios, as chances de caírem duas ou três chaves melhores é maior. É isso. Não é só competência, tem o fator de encaixar o jogo contra os adversários. As vezes vai encaixar melhor contra um país ou outro. E fugir de adversários duros como o Juilo (Cesar La Cruz) na primeira luta é bom, melhor pegar na semifinal ou na final”, completou Alves.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp