25/10/2023 às 10h54min - Atualizada em 25/10/2023 às 10h54min

Rebeca lapida ainda mais o “Cheng” e conquista ouro com salto perto da perfeição

Campeã olímpica e mundial no salto, brasileira chamou a atenção do mundo da ginástica com apresentação impecável na final do aparelho no Chile. Brasil soma 45 medalhas, com dez ouros.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Ricardo Bufolin/CBG – Rebeca Andrade com o ouro conquistado no salto no Pan do Chile
As timelines de vários perfis conectados à ginástica artística nesta terça-feira (24) eram sintoma: algo excepcional, muito além da normalidade, havia ocorrido nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Rebeca Andrade, mais uma vez, era a razão do burburinho. Campeã olímpica e mundial no salto, a brasileira não apenas conquistou o ouro na capital chilena.
 
Em uma execução do famoso “Cheng” que beirou a perfeição, a atleta recebeu 9,733, uma das maiores notas de sua carreira e da história da ginástica. Muito próximo de um dez, que ainda não foi registrado na era moderna da modalidade. No total, a nota chegou a 15,333.
 
O Cheng é uma homenagem a um movimento de alta dificuldade batizado pela chinesa Cheng Fei, campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008. Nele, a ginasta faz um rodante com meia volta antes de chegar à mesa, e depois executa um mortal para frente com uma pirueta e meia. Melhor que descrever por escrito, óbvio, é assistir e admirar. Clique aqui para conferir.
 
Para garantir o ouro, Rebeca fez um segundo salto um pouquinho mais conservador (para o nível dela), mas tão competente quanto, e somou 14.633, média de 14.983. A prata ficou com Jordan Chiles (14.150), dos Estados Unidos, e o bronze com Natalia Escalera (13.333), do México.
 
“Toda medalha é especial. Estar aqui, conseguir um ouro, não tem palavras. Eu fiquei orgulhosa, porque fico quando dou um salto. Foi um ouro merecido, sabe? Foi perfeito. Sempre pode melhorar, mas foi”, brincou Rebeca na saída da zona mista. 
 
Assimétricas 
Depois do ouro no salto, Rebeca voltou ao pódio para ganhar a prata na prova das paralelas assimétricas. Com 14.333 pontos, ela ficou atrás apenas da americana Zoe Miller, com 14.666. Rebeca teve a companhia no pódio de Flávia Saraiva. A brasileira também fez boa apresentação no aparelho que não é sua especialidade, obteve 13.733 de nota e garantiu a medalha de bronze.
 
Masculino 
Arthur Nory foi outro destaque da campanha nacional. No solo, ele fez ótima apresentação e somou 13.933 de nota, suficiente para conquistar a medalha de prata, atrás apenas do canadense Felix Dolci, que ficou com 14.233.
 
Agenda 
Nesta quarta-feira (25) serão disputadas as últimas provas da ginástica em Santiago, com Brasil em todas as finais. No masculino, Arthur Nory e Yuri Guimarães disputam o salto. Bernardo Miranda e Diogo Soares fazem a final das barras paralelas, e Nory e Bernardo também estão na decisão da barra fixa.  Entre as mulheres, Flávia Saraiva e Rebeca disputam a final da trave. Flavinha também está na prova do solo, ao lado de Júlia Soares.
 
Panorama
No geral do dia brasileiro, com mais três ouros na conta, o Brasil chegou a 10 títulos nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e está em quarto lugar no quadro geral. O país fechou a terça com 45 pódios no total. Além dos 10 ouros, são 16 pratas e 19 bronzes.
 
Taekwondo de Ouro
O taekwondo se despediu do Pan e o Brasil guardou o melhor justamente para o final. Na última prova da modalidade em Santiago, a disputa por equipes no masculino, os brasileiros venceram os chilenos e garantiram uma despedida de ouro. Edival Marques, Maicon Andrade e Paulo Ricardo Melo, todos bolsistas na categoria Pódio, bateram os donos da casa por 48 a 16 e ficaram com a medalha inédita, na primeira vez que a prova foi disputada em Pans.
 
Antes, a equipe feminina do Brasil já tinha levado o bronze. Sandy Macedo, Carol Santos e Maria Clara Pacheco caíra na semifinal para o México, mas se garantiram no pódio, com um bronze inédito.
 

Piscinas
Ouro na piscina! O Centro Aquático de Santiago continua dando alegrias para os nadadores brasileiros. Foram mais quatro medalhas. A de ouro veio com o revezamento 4 x 200m livre masculino. A equipe formada por Murilo Sartori, Breno Correia, Fernando Scheffer e Guilherme Costa marcou 7min07s53 e superou os norte-americanos para subir no alto do pódio. É a sexta medalha de ouro do Brasil na natação dos Jogos Pan-Americanos de 2023.
 
E ainda teve uma prata e dois bronzes. A prata veio com o revezamento 4 x 200m livre feminino. Maria Fernanda Costa, Nathália Almeida, Stephanie Balduccini e Gabrielle Roncatto fizeram o tempo de 7min55s85 e ficaram atrás apenas das norte-americanas.
 
Gabi Roncatto já tinha conquistado o bronze nos 400m medley. E na mesma prova, mas no masculino, Brandonn Almeida garantiu mais um bronze para o Brasil. Todos os nadadores brasileiros medalhistas desta terça são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.  A natação chega a 21 medalhas no Pan, sendo 6 ouros, 6 pratas e 9 bronzes.
 
Bolsa Atleta
Dos 18 atletas brasileiros que subiram ao pódio nesta terça, 17 são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou 94,44% dos medalhistas. Levando em conta todos os atletas que medalharam no Pan até agora, 83,92% são bolsistas. No total, 56 atletas subiram no pódio pelo Brasil em Santiago, dos quais 47 estão no Programa.
 
Badminton no Pódio 
O Brasil garantiu três medalhas no badminton. As duas primeiras já têm cor: os bronzes das duplas mistas, com Davi Silva e Sânia Lima, e das duplas femininas, com Juliana Oliveira e, de novo, Sânia Lima. A última ainda vai ser definida. Davi Silva e Fabricio Farias venceram a semifinal das duplas masculinas e vão enfrentar os canadenses Yakura/Dong na final marcada para esta quarta-feira.
 
Handebol
O Brasil estreou no handebol do Pan com uma vitória tranquila da seleção feminina. O time verde e amarelo venceu o Paraguai por 27 a 15. A Seleção busca seu sétimo título seguido e a vaga olímpica.
 
Vôlei de Praia
André e George venceram os paraguaios Massare e Melgarejo por 2 sets a 0 (21/14, 21/14) e agora vão enfrentar os irmãos argentinos Capogrosso nas quartas de final nesta quarta. Ana Patrícia e Duda passaram direto par as quartas e volta à quadra nesta quarta (25).
 
Tênis 
No tênis, que estreou no Pan nesta terça (24), 100% de aproveitamento para o Brasil. Carol Meligeni e Laura Pigossi não perderam sequer um set e avançaram na chave de simples feminina. E na simples masculino, Thiago Monteiro e Gustavo Heide também venceram e avançaram.
 
Surfe 
No surfe, Silvana Lima e Tati Weston-Webb lideraram suas baterias iniciais. No masculino, duelo de brasileiros e Krystian Kymerson venceu Marcos Correa (8.80). Carlos Bahia e Chloe Calmon estrearam bem no longboard. 
 
Beisebol 
No beisebol, vitória histórica e 100% de aproveitamento. A seleção brasileira venceu Cuba por 4 x 2 pelos e avançou para a segunda fase da competição e segue na briga por uma medalha.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp