19/10/2023 às 12h53min - Atualizada em 19/10/2023 às 12h53min

Cerca de 94% dos municípios pactuaram matrículas em tempo integral

Localidades em estado de calamidade terão mais uma semana para pactuar matrículas do Programa. Secretarias poderão solicitar matrículas remanescentes de 25 a 31/10.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Ministério da Educação (MEC)
Todos os estados, o Distrito Federal e 4.671 municípios finalizaram a pactuação das matrículas do Programa Escola em Tempo Integral, o que representa 83,9% d as secretarias de ensino do País. Das 1.016.021 matrículas disponibilizadas, 846.570 (83,3%) foram pactuadas. Os entes que fizeram o processo até o dia 29 de setembro já receberam os recursos para ampliar as vagas de educação em tempo integral. Os dados são do último balanço da Secretaria de Educação Básica (SEB), de 17 de outubro.
 

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de pactuação de matrículas em tempo integral em uma semana para municípios com pactuação pendente e afetados por eventos climáticos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Amazonas, devido às chuvas e inundações ou secas e queimadas. O MEC identificou os municípios em estado de calamidade e, por meio de busca ativa, apoiará o processo de pactuação desse grupo.
 
Redistribuição
O número de matrículas pactuadas também tende a aumentar após a fase de redistribuição. O saldo das não pactuadas pelos entes será redistribuído às secretarias com interesse em aumentar a oferta de tempo integral. Essa redistribuição ocorrerá conforme a disponibilidade de matrículas remanescentes e atenderá a diretriz presente na Lei nº 14.640 e Portaria nº 1.495. Essa legislação define que haja maior indução da oferta de tempo integral nas redes mais defasadas em relação à meta nacional do Plano Nacional de Educação (PNE), nos termos da Lei nº 13.005/2014, e na quela s que têm menor capacidade de financiamento do ente federativo. A etapa de redistribuição será de 25 a 31 de outubro. O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) estará disponível nesse período para as secretarias conhecerem a oferta de matrículas remanescentes.
 
O Distrito Federal e mais 17 estados manifestaram interesse em participar de uma eventual rodada de pactuação, caso o MEC disponha de matrículas remanescentes. Dentre os 4.671 municípios que pactuaram, 87,7% também têm interesse em tentar mais matrículas para suas redes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp