10/10/2023 às 11h00min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h00min

Abertas 150 vagas para 2024 do curso gratuito de capacitação em TI do Instituto PROA para jovens de escolas públicas

Oportunidade é para jovens de escola pública interessados em aprender programação; inscrições vão de agosto a novembro.

Redação
Foto: Guto Garrote – Alunos do PROA durante aula de programação web java
O Brasil precisa formar profissionais de tecnologia e o mercado atual carece de profissionais. A tendência é que, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), até 2025 o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI), distribuídas entre tecnologias maduras, emergentes e de nicho.
 
Para capacitar jovens entre 17 e 22 anos a ocuparem esses cargos e iniciarem a carreira profissional, o Instituto PROA desenvolveu o curso PROPROFISSÃO e as inscrições para a turma de 2024 começam em 21 de agosto de 2023 e vão até 3 de novembro. O início das aulas será em 5 de fevereiro de 2024.
 
Para o curso do 1º semestre de 2024, estão disponíveis 120 vagas para Desenvolvedor Web Java e 30 vagas para Desenvolvedor Web .NET C#, sendo que este segundo curso é financiado pelo Grupo BMG e Instituto Marina e Flávio Guimarães. As inscrições podem ser feitas no site da organização: www.proa.org.br
 
Os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da região da Grande São Paulo.
 
Curso semipresencial
Os jovens selecionados receberão notebook emprestado, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas - que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (R. Tito, nº 54 – Vila Romana – São Paulo – SP).
 
Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos na área de tecnologia são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, o Brasil será o 6º país com a maior população idosa do mundo, na frente de outros países desenvolvidos. Por isso, cuidar dos jovens agora, significa garantir o amanhã funcionando como uma engrenagem, fazendo girar a economia de forma sustentável. Para isso, eles precisam ser vistos e desenvolvidos hoje.
 
“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo”, afirma Alini.
 
Curso que muda a vida
A formação técnica de ponta, aliada à excelente capacitação profissional, são os diferenciais do PROPROFISSÃO, de acordo com ex-alunos. Uma delas é Adriana Queiroz de Melo, 20 anos, que se formou em 2021 no curso e hoje é analista de sistemas júnior do Banco BMG.
 
Para ela, o curso superou as expectativas e ajudou a pavimentar sua carreira profissional. “O PROPROFISSÃO é um curso que muda a vida. Ele traz para a gente uma nova realidade, que é a transição de deixar de ser estudante e ingressar no mercado de trabalho. Fico até sem palavras para falar, porque devo muita gratidão ao PROA. É um curso que eu recomendo para todos os jovens.” Atualmente, Adriana está no 2º semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Cotia.
 
O PROPROFISSÃO entrou em 2022 na vida de Wictor Huggo Marques, aos 19 anos, é analista de sistemas júnior do Banco BMG. Na época, Wictor estava no segundo semestre de Ciência da Computação na UniDrummond - hoje ele está no 4º período.
 
“Pensava no PROA como complemento, porque no primeiro semestre tive muita dificuldade de acompanhar o conteúdo da faculdade. Quando fiz o curso, tive um impulso muito grande, que me deu uma visão maior do mundo de TI. Com o PROPROFISSÃO, consegui entrar na área e ter uma ideia melhor da carreira que quero seguir”, conclui Wictor.
 
Serviço
PROPROFISSÃO
150 vagas pro curso de Desenvolvedor Web
Período de inscrições: 21/agosto a 3/novembro de 2023
Início das aulas: 5/fevereiro de 2024
 
Requisitos
  • Ter entre 17 e 22 anos;
  • Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Morar na Grande São Paulo.
Link para inscrição: www.proa.org.br/proprofissao/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp