09/10/2023 às 14h09min - Atualizada em 09/10/2023 às 14h09min

Futurecom: talk-show debate impacto da tecnologia em 2024

Participaram dos debates os especialistas do IEEE, de diferentes regiões do Brasil.

Redação
Desenvolvimento de wearables voltados à saúde preventiva, devido ao aumento da expectativa de vida; evolução dos sistemas de combate a ataques cibernéticos, baseados no conceito de Zero Trust (Confiabilidade Zero); evolução da segurança cibernética para coibir ataques direcionados às pessoas; potenciais desdobramentos da tecnologia espacial; avanços das tecnologias de digitalização da indústria; além de projeto que usa tecnologia para melhoria da qualidade de vida das comunidades locais da Amazônia. Essas são algumas das principais tendências tecnológicas para 2024, apontadas pelos especialistas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) – maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – que participaram de debates na Futurecom, que termina hoje em São Paulo.
 
Participaram dos debates os especialistas do IEEE, de diferentes regiões do Brasil: Cristiane Pimentel, Membro Sênior do IEEE, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jéferson Nobre, Membro do IEEE, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcos Simplicio, Membro do IEEE, professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Borges, Membro Sênior do IEEE, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), Vicente Lucena, Membro Sênior do IEEE, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, Membro do IEEE, engenheira eletricista e doutora pela USP.
 

Inteligência Artificial terá impacto em todos os setores da sociedade
A aplicação da Inteligência Artificial seguirá impactando vários setores da sociedade. Como citou Cristiane Pimentel, “em 2023, tivemos um boom muito grande da IA, que cada vez mais vai fazer parte do nosso dia a dia. Essa tecnologia pode realizar atividades repetitivas e deve se tornar quase que uma necessidade, uma habilidade necessária aos profissionais no mercado de trabalho”.
 
Cristiane Pimentel também destacou o uso da tecnologia de realidade virtual para treinamentos, tanto em instituições de ensino quanto nas empresas e na indústria: “a partir do próximo ano, veremos cada vez mais médicos sendo treinados e utilizando a realidade virtual antes da realização das cirurgias, e isto deve impactar a saúde preventiva. A tendência é que esta tecnologia seja usada para treinar as pessoas e desenvolver habilidades, sem que necessariamente você precise de um ambiente físico”.
 
A Inteligência Artificial também tem muitas aplicações no setor industrial, e, segundo Vicente Lucena, “as tecnologias que farão um grande impacto em 2024 são aquelas relacionadas com a digitalização da indústria, com a aplicação de algoritmos de automação e de inteligência artificial nas ações relacionadas à indústria de manufatura. Assim, teremos um avanço considerável da produção, com um processo cada vez mais barato, mais eficiente, gerando cada vez mais empregos”.
 

Nova corrida espacial deve seguir trazendo benefícios para a humanidade
Sobre a tecnologia especial, Renato Borges disse que estamos vivendo a nova era espacial, na qual o setor privado assume um papel de protagonismo, com o uso extensivo de pequenos satélites. O especialista acredita que a tecnologia espacial trará novos impactos positivos e desdobramentos promissores já em 2024, trazendo benefícios para a conectividade e a comunicação na Terra: “estamos na era dos grandes dados, caracterizados pela alta conectividade entre homens, máquinas e dispositivos. Mas, para que tudo isso funcione de forma harmoniosa e se transforme em qualidade no serviço e nas informações a serem obtidas, é necessário um trabalho coletivo, e a tecnologia espacial representa uma peça chave nos novos paradigmas que têm sido propostos para o futuro das comunicações”.
 
Segurança também terá benefícios e desafios gerados pela IA
Jéferson Nobre pontuou que “os ataques de engenharia social, centrados nas pessoas, são automatizados com o uso de tecnologias como a IA, usando o processamento de linguagem natural em conjunto com informações obtidas em redes sociais”. Segundo ele, esses ataques buscam fragilidades dos humanos a fim de buscar informação privada ou informação sigilosa das organizações.
Já Marcos Simplicio citou que “o uso da IA será ainda mais implantado para ataques personalizados para setores específicos, incluindo ataques na cadeia de suprimentos”. Para vencer estes desafios, Simplicio recomendou que as empresas e organizações sigam o conceito de Zero Trust, ou confiança zero: “é preciso fazer verificações e atestações tanto dos dados quanto dos módulos de hardware e software, usando soluções tecnológicas que são fruto de pesquisas acadêmicas”.
 
Projeto Amazônia 4.0
Liderado por Tereza Carvalho, o projeto Amazônia 4.0 usa tecnologias como Blockchain e IoT para tornar o extrativismo da Amazônia mais benéfico às comunidades locais, aproveitando a biodiversidade da região para melhor qualidade de vida aos seus moradores. Ele vai criar laboratórios móveis nos quais cientistas e pessoas de povos tradicionais e indígenas poderão trabalhar em parceria para criar produtos a partir do processamento de matérias-primas da Amazônia, e, então, transformá-las em produtos de alto valor agregado pela sua qualidade e rastreabilidade. “Isto passa por ações de capacitação sobre os recursos naturais disponíveis, feitas diretamente nas comunidades locais, mas também agregando os conhecimentos tradicionais desses povos para o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas, estimulando a bioeconomia e o protagonismo dos povos tradicionais e indígenas, além de manter a floresta preservada”, disse Tereza Carvalho.
 
Saiba mais sobre o projeto Amazônia 4.0.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp