29/09/2023 às 20h44min - Atualizada em 29/09/2023 às 20h44min

Alunos da rede pública de ensino terão oficina de educação midiática e identificação de fake news

Evento acontece dia 27 de outubro na Biblioteca do Parque Villa Lobos (São Paulo – SP) com o Jornal da Criança e EducaMídia, das 16h às 17h.

Redação
Todo conteúdo online é verdadeiro? A pergunta, que é tema central das discussões sobre fake news na internet, será debatida por alunos do ensino fundamental no 1º Encontro dos Midiáticos, evento organizado pelo Jornal da Criança no dia 27/10 (sexta-feira) na Biblioteca do Parque Villa Lobos em São Paulo – SP, das 16h às 17h.
 
O 1º Encontro dos Midiáticos será conduzido por jornalistas e educadores e tem apoio da FTD Educação, EducaMídia e o Sindicato das Empresas Distribuidoras, Editoras, Publicadoras, Vendedoras, Entregas Rápidas, de Jornais, Revistas, Outras Publicações Impressas ou em Versão Digital no Estado de São Paulo (SEDIJORE).
 
O evento também é aberto para crianças do ensino fundamental 1 e 2 (do 1º ao 9º ano) e contará com a participação da Imprensa Jovem da EMEF Vinícius de Morais, coletivo de alunos que produz notícias sobre a escola e a comunidade em que estão localizados, na Zona Leste da capital. Para participar do evento, é necessário se inscrever enviando um e-mail para [email protected] com nome, telefone e endereço.
 
“A proposta do evento é conversar diretamente com os alunos sobre a importância crescente da educação midiática no mundo e como ela influencia a sua formação crítica”, explica Viviane Zanardo, editora-chefe do Jornal da Criança. “O trabalho de educação midiática está direcionado para o educador orientar o estudante, mas não fala diretamente com este público, que já nasceu praticamente conectado à internet”, completa.
 
Investir na educação midiática é essencial para preparar os alunos para o futuro, acrescenta a editora. "Não se trata apenas de protegê-los dos perigos do mundo digital, mas de capacitá-los a prosperar nele, a tomar decisões informadas e a contribuir para uma sociedade mais consciente e responsável. A educação midiática é a chave para transformar os alunos em cidadãos digitais empoderados e críticos, prontos para enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI, conclui Viviane.
 
A inspiração do encontro é a Semana Global de Alfabetização Midiática da UNESCO, que será realizada entre 23 e 25 de outubro, em Amã (capital da Jordânia). Na edição deste ano, o tema Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais será debatido por autoridades mundiais no assunto, sociedade civil, jornalistas, acadêmicos e estudantes de jornalismo.
 
No encontro de São Paulo, a jornalista Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia (parceira do evento) vai conduzir uma dinâmica em torno do tema da desinformação e análise coletiva de informações, com dicas sobre como avaliar a sua confiabilidade.
 
“Vamos fechar com uma reflexão sobre a nossa responsabilidade de avaliar bem as informações e não compartilhar qualquer coisa, se a gente não tiver certeza de que aquele conteúdo realmente é confiável”, detalha Daniela.
 
O evento terá a abertura de Saula Ramos, gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta. E a oficina será conduzida por:
  • Viviane Zanardo é jornalista e publisher do Jornal da Criança
  • Roberta Taffarello é pedagoga com especialização em Educação Especial pela PUC-Campinas e membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
  • Daniela Machado é jornalista pós-graduada em Educação Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA) e co-responsável pelo conteúdo do EducaMídia
  • Renata Capovilla é psicopedagoga, escritora e coordenadora de Pós-Graduação do IBFE- Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Serviço
1º Encontro dos Midiáticos 
Local: Biblioteca do Parque Villa Lobos (Av. Queiroz Filho, nº 1205 – São Paulo – SP)
Dia: 27/10 (sexta-feira)
Horário: Das 16h às 17h
Participação: Estudantes do ensino fundamental (1ª à 9ª série)
Inscrição: [email protected] com nome, telefone e endereço
Organização: Jornal da Criança (Editora 10)
Apoio: FTD Educação, EducaMídia e SEDIJORE (Sindicato das Empresas Distribuidoras, Editoras, Publicadoras, Vendedoras, Entregas Rápidas, de Jornais, Revistas, Outras Publicações Impressas ou em Versão Digital no Estado de São Paulo)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp