06/09/2023 às 21h03min - Atualizada em 06/09/2023 às 21h03min

Médicos estarão na Av. Paulista dia 17/9 para orientar a população sobre as doenças reumáticas

Ação integra campanha nacional da Sociedade Brasileira de Reumatologia com intervenções simultâneas em capitais e cidades de 18 estados e no Distrito Federal.

Redação
Médicos da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e associações de pacientes estarão no dia 17 de setembro (domingo), das 9h às 14h na Av. Paulista, nº 1.230 (em frente ao Shopping Cidade São Paulo), para informar e conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
 
A ação, gratuita e aberta a toda população, conta com apoio do GRUPAR-BR, BioredBrasil, Encontrar, Blog Artrite Reumatoide e dos laboratórios GSK e Novartis.

Reumatologistas e profissionais de saúde irão atuar orientando a população para o diagnóstico precoce das doenças reumáticas. Fisioterapeutas também farão exercícios de alongamento e dança, ressaltando a importância da atividade física para pacientes reumáticos. Os participantes receberão ainda cartilhas informativas sobre as principais doenças reumáticas.
 
Para a reumatologista e presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR), Dra. Nafice Costa Araújo, a campanha é um importante alerta, pois quanto mais rápido for feito o diagnóstico correto, menor será o dano articular e melhor a qualidade de vida do paciente.
 
“Levando em consideração que há mais de 15 milhões de brasileiros com algum tipo de doença reumática, esta é uma grande oportunidade para estarmos mais perto da população, que nem sempre tem acesso a um reumatologista, para orientar e esclarecer dúvidas”, afirma a especialista.
 

O reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), também chama atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento nas fases iniciais das doenças reumatológicas e do relevante papel do reumatologista nos sistemas de saúde.
 
“Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estarão mobilizados nesta data levando informações objetivas e atualizadas, pois dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, afirma Rocha Loures.
 
De acordo com a SBR, a osteoartrite ou artrose é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de brasileiros. Trata-se de uma doença mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Entre os sintomas da artrite estão: dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até à incapacidade física, se não diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada.
 
A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida.
Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites. Cada doença tem sua característica e pode atingir órgãos diferentes.
 
Campanha Nacional  
Simultaneamente, no dia 17/9, ocorrerão eventos gratuitos no Rio de Janeiro – RJ, Florianópolis – SC, Porto Alegre – RS, Maceió – AL, Brasília – DF, Natal – RN, Vitória – ES, Porto Velho – RO, Macapá – AP, Manaus – AM, Fortaleza – CE, Araguaína – TO, João Pessoa – PB, São Luís – MA, Recife – PE, Belo Horizonte – MG, Belém – PA e Curitiba – PR, visando alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, esclarecendo as principais dúvidas em relação a doenças reumáticas.
 
A campanha nacional da SBR conta com apoio de grupos de pacientes de todo o país como GRUPAR-BR, BioredBrasil, Encontrar, Blog Artrite Reumatoide, Apales – RN (Associação das Pessoas Acometidas de Lupus Eritematoso Sistêmico do Estado do Rio Grande do Norte) , Esclerodermia Rio Grande do Norte, ANP LUPUS, AMAVIRARAS, GARCE, GRUPAES, GRUPARMA, GARPB (Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos da Paraíba), Águias da Paraíba, AFRIBOJP, Instituto GRUPARJ Petropólis – RJ, RECOMEÇAR RJ, GRUPAL (Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre – RS) e Alureu Sinos.

São Paulo – SP
Endereço: Shopping Cidade São Paulo
Av. Paulista, nº 1.230 – Bela Vista – São Paulo – SP
Dia e horário: 17 de setembro de 2023 (domingo), das 9h às 14h.
Orientações com reumatologistas! Basta comparecer
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp