05/03/2020 às 17h05min - Atualizada em 05/03/2020 às 17h05min

Elizabeth Warren desiste de concorrer à presidência dos EUA

Pré-candidata ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos para o Partido Democrata e deixa a corrida um dia após a saída de Michael Bloomberg.

A senadora norte-americana Elizabeth Warren desistiu, nesta quinta-feira (5), de concorrer à presidência dos EUA. A pré-candidata ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos pela nomeação para o Partido Democrata e deixa a corrida um dia após a saída de Michael Bloomberg.

Em entrevista coletiva, a senadora disse que ainda não vai anunciar quem irá apoiar na campanha pela indicação do Partido Democrata.

Segundo a agência Reuters, Warren se reuniu com membros de campanha na quarta-feira (4) para a definição dos próximos passos e ainda não se pronunciou sobre apoiar algum outro candidato do partido.

Warren era uma professora de direito especializada em falência. Ela tinha a reputação de alguém que tinha o setor financeiro como alvo, mesmo antes de entrar na política.

Ela esperava ir bem na Superterça, depois de ter um desempenho fraco nas primeiras rodadas de prévias estaduais. Não foi o caso: ela ficou longe dos dois primeiros colocados, Joe Biden e Bernie Sanders. Até mesmo no seu estado, Massachusetts, ela terminou em terceiro.

Ela era a última mulher no primeiro pelotão de candidatos à nomeação do Partido Democrata. Há cerca de seis meses, ela estava em um momento de ascensão e chegou a liderar algumas pesquisas.

Sua campanha foi centrada na ideia de combater a influência de dinheiro na política. Ela argumentou que em todos os temas importantes, como mudança climática, assistência de saúde, controle de armas, os lobistas conseguiram ter algum tipo de ingerência.

Dois pré-candidatos ainda têm chances reais de levar a nomeação: Joe Biden e Bernie Sanders. A projeção da Associated Press desta quinta-feira (5) aponta que a corrida por delegados está da seguinte forma:

  • Joe Biden: 596
  • Bernie Sanders: 531

Calcula-se que são necessários cerca de 1.991 delegados para conquistar a nomeação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp