19/05/2023 às 17h38min - Atualizada em 19/05/2023 às 17h38min

Dia da Biodiversidade: Conheça iniciativa pioneira da Jungheinrich que está recuperando a Mata Atlântica

“O Meio Ambiente Ganha em Dobro” já plantou 5.910 árvores em área localizada na cidade de Socorro, interior de São Paulo.

Redação
Foto: Divulgação/Jungheinrich – Área reflorestada pelo programa “O Meio Ambiente Ganha em Dobro”, da Jungheinrich Brasil
Celebrado em todo o mundo no dia 22 de maio, o Dia Internacional da Diversidade Biológica foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, com o objetivo de conscientizar as pessoas quanto à importância e necessidade da conservação e proteção da diversidade de vida na Terra. Às vésperas da comemoração, a Organização Meteorológica Mundial emitiu um alerta preocupante: a temperatura média do planeta deve aumentar em 1,5ºC nos próximos cinco anos.
 
A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, o que, na visão de alguns cientistas, é consequência das atividades humanas. O exemplo principal é o CO2 que, todos os anos, emite mais de 35 bilhões de toneladas no globo. Deste total, cerca de 4% vêm da intralogística. Apesar do percentual baixo e com efeitos indiretos, o impacto se reflete em outros setores-chave com altas emissões - caso do transporte, que responde por cerca de 20% das emissões. 
 
São as energias verdes e as ações sustentáveis que corroboram para compensar o crescimento desenfreado desses gases no planeta. E é pensando na saúde das pessoas, da fauna e da flora, que a Jungheinrich colocou em prática uma iniciativa pioneira, visando o reflorestamento da Mata Atlântica. Criado em comemoração aos 20 anos da multinacional alemã no Brasil, “O Meio Ambiente Ganha em Dobro” movimentou cerca de R$ 500 mil em investimento; até o momento, foram plantadas 5.910 unidades com outras 338.720 poupadas.
 
Realizado em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba (integrante do "Pacto Trinacional da Mata Atlântica" e uma das dez iniciativas escolhidas pela ONU como Referência da Restauração Mundial), o programa tem tido boa adesão por parte de empresas parceiras, como Ambev, BASF, Heineken e M.Dias Branco. “A campanha tem reforçado o nosso compromisso em diminuir o número de equipamentos à combustão no país. É importante frisar que um equipamento a gás demanda 1.160 árvores para neutralizar o CO2 em um período de dez anos. Dessa forma, nossa iniciativa ajuda na conscientização do mercado para os benefícios dos equipamentos elétricos, contribuindo para a saúde do operador e do meio ambiente”, diz Vigold Georg, VP da companhia na América Latina, que é medalha platilha da EcoVadis e “Top 1%” das empresas mais sustentáveis do mundo.
 
A área reflorestada fica em Socorro, interior de São Paulo, e tem capacidade para 16 mil árvores. Dentre as espécies, estão sendo plantadas mudas de Cedro Rosa, Algodoeiro, Mulungu, Sangra d'Água, Jatobá, Ingá (Branco, do Brejo e de Metro), Pau Pombo, Louro Pardo, Aracá e Babosa, entre outras variedades.
 
“Para além de conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida e do equilíbrio dos ecossistemas, o reflorestamento permite proteger a fauna, a flora e as bacias hidrográficas ao mesmo tempo em que reduz a poluição e diminui as mudanças climáticas. Contribuir com essas frentes é parte muito importante do propósito da empresa”, conclui Vigold.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp