20/04/2023 às 15h48min - Atualizada em 20/04/2023 às 15h48min

12 jovens da Fundação CASA ingressam no Ensino Superior pelo ProUni e Sisu

Índice de contemplados corresponde a cerca de um quarto dos inscritos da Instituição nos processos de seleção.

Redação
Um grupo de 12 adolescentes então internados em dez centros socioeducativos da Fundação CASA, localizados em seis cidades no Estado de São Paulo, ingressaram no Ensino Superior por meio de bolsas de estudos integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 
 
O número de jovens contemplados corresponde a 24% dos 50 adolescentes inscritos nos processos seletivos federais e que haviam feito o Exame Nacional para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), edição de 2022, cujos resultados foram divulgados em fevereiro.
 
Ainda no primeiro semestre de 2023, os jovens matriculados começam a cursar 11 graduações distintas, nas modalidades presencial ou ensino a distância, conforme escolha individual. 
 
São formações nas áreas de Engenharia Mecânica, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Educação Física, Agronomia, Pedagogia, Matemática, Letras, Licenciatura em Química e História.
 
Os adolescentes contemplados estão ou estiveram internados nos centros socioeducativos Itaquera, Feminino Bom Retiro, Chiquinha Gonzaga, Ouro Preto e João do Pulo, em São Paulo; Morro Azul, em Limeira; João Paulo II, em Cerqueira César; Nelson Mandela, em Bauru; Rio Novo, em Iaras; e Sertãozinho.
 
“O ingresso no Ensino Superior é um meio para esses adolescentes adquirirem uma formação profissional e cidadã para que consigam projetar o próprio futuro”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.
 
“O trabalho conjunto dos servidores e dos professores das escolas vinculadores foi muito importante para incentivar o progresso desses adolescentes”, acrescenta o presidente da Fundação CASA. 
 
No ano passado, 367 jovens da Fundação CASA foram inscritos para prestar as provas do Enem PPL. Destes, 50 foram inscritos no ProUni e Sisu, sendo que 30 deles alcançaram pontuação superior a 500 pontos. 
 
A educação escolar na Fundação CASA é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo conteúdo programático, calendário e material didático da rede pública estadual. 
 
A preparação para o Enem PPL ocorreu principalmente no período da aula, embora a equipe pedagógica de cada centro socioeducativo teve autonomia para aplicar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da Instituição.
 
Na preparação, os adolescentes contaram com apoio adicional da Aprendo Livre, uma plataforma digital de educação a distância, com conteúdos e aulas preparatórias para o Enem. A iniciativa resultou de uma parceria, em 2022, entre a Fundação CASA e a Open Green Road, empresa chilena responsável pela plataforma.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp