29/03/2023 às 11h49min - Atualizada em 29/03/2023 às 11h49min

Marcha dos Prefeitos: Embratur orienta gestores a potencializar atrativos turísticos

Agência disponibilizou e-book com informações sobre como os municípios podem acioná-la para prepará-los para o mercado internacional, gerando emprego e renda.

Redação
Assessoria de Imprensa - Embratur
Foto: Renato Vaz/Embratur – Marcelo Freixo participou da cerimônia de abertura e explicou a gestores municipais o trabalho realizado para promover o país internacionalmente
Aberta ao diálogo direto com os gestores estaduais e municipais, a Embratur marcou presença na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (28). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou da cerimônia de abertura, e explicou a gestores municipais o trabalho realizado para promover o país internacionalmente.
 
Com o objetivo de orientar as autoridades a potencializar os atrativos turísticos, durante os quatro dias do evento – o encerramento está marcado para quinta-feira (30) –, a Embratur disponibiliza um e-book com informações sobre de que forma os municípios que já possuem experiências turísticas preparadas (ou em estágio avançado de estruturação) podem trabalhar com a Agência para receber o turista internacional.
 
“Temos que trabalhar em conjunto com os gestores municipais, pois essa parceria é fundamental para que os nossos atrativos e experiências turísticas estejam preparados para as exigências dos viajantes do mundo”, afirmou Freixo.
 
A edição do evento deste ano tem como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Roberto Ziulkoski, aproveitou a cerimônia para agradecer a presença de 4.200 municípios representados por seus gestores municipais e 12 mil participantes. “Isso mostra a importância que tem essa Marcha”, comemorou.
 

Olhar do mundo
A Embratur também participou de um painel de debate sobre “Turismo: Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial – Atração de investimentos a partir de estratégias inovadoras”. A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, discursou sobre os desafios de recuperar a imagem do Brasil e despertar o interesse nos turistas estrangeiros.
 
“Precisamos que o mundo volte a visitar o Brasil como antes, e vamos trabalhar para recolocar o país no lugar de destaque no cenário internacional, em especial as área de negócios e eventos; competitividade e recursos naturais, e gente e cultura”, detalhou a diretora.
 
Jaqueline Gil explicou ainda aos prefeitos que, atualmente, é impossível falar em turismo internacional e não pensar na sustentabilidade e ações climáticas.
 
“A nossa imagem no exterior vai muito além de questões que a gente acha que é normal. A Embratur precisa trabalhar, o tempo todo, com a perspectiva do estrangeiro que vai nos ‘comprar’”.

A secretária de Cultura, Lazer e Turismo de São João do Manhuaçu – MG, Rosemarcia Dornelas Miranda, ficou interessada em conhecer o trabalho desenvolvido pela Embratur, de forma a potencializar o município mineiro para o mercado internacional.
 
“O meu intuito no evento é buscar conhecimento, ou seja, aprender como fomentar as nossas atrações turísticas. Temos a Rota Imperial, que começa em Ponte Nova (MG) e segue até o Espírito Santo, tendo como um dos seus atrativos o café especial, tipo exportação, que já atrai diversos grupos da Argentina, Japão e tantos outros lugares. E queremos ampliar essa divulgação com o apoio da Embratur”, afirmou a gestora municipalista.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp