24/03/2023 às 15h24min - Atualizada em 24/03/2023 às 15h24min

Primeiro dia do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia debate temas como imunização e epigenética

Mais de 3,5 mil pessoas circularam pelos dois pavimentos do evento.

Redação
Nesta quinta-feira (23) teve início o XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, o CBGG 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior congresso brasileiro sobre saúde da população idosa, o evento reuniu participantes de diferentes regiões do Brasil e palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 3,5 mil pessoas circularam pelos dois pavimentos do evento.
 
“As oito salas tiveram capacidade máxima atingida, superando, de maneira positiva, as nossas expectativas, o que só reforça a importância dos assuntos aqui tratados e do quanto precisamos trazer à tona temas envolvendo a saúde das pessoas idosas”, aponta a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Ivete Berkenbrock.
 
Os principais temas/ tópicos discutidos nesta quinta-feira durante o CBGG foram:
  • Mobilidade: 48% das pessoas idosas têm receio de queda em calçadas;
  • Políticas Públicas: A necessidade da sociedade entender que as pessoas estão vivendo mais, inclusive com o chamado envelhecimento atípico, ou seja, deficiência intelectual, Síndrome de Down, e outras, e que se faz necessário a adequação de termos de políticas públicas para este público;
  • Imunização: de 70 a 90% das mortes por Influenza sazonal foi em pessoas idosas;
  • Imunização: As pessoas idosas que não foram vacinadas contra a Influenza tiveram 8 vezes mais Infarto e 10X mais AVC que as vacinadas, como consequência das complicações da Influenza;
  • Gero Science e Senescência Celular: O objetivo da Gero Science não é pela imortalidade, mas pela expectativa de viver mais e melhor;
  • Epigenética: A expectativa de vida que temos, ou seja, o quanto vamos viver é de 15% a 40% oriundos da herdabilidade, ou seja, são determinados pelos nossos genes;
  • Epigenética: Estão muito próximos exames que determinam qual a idade genética/biológica que temos;
  • Síndrome Pós-Covid: A síndrome pós-covid não é exclusividade de quem teve Covid Sintomática. Porém, os casos com maior gravidade são aqueles que tiveram mais Síndrome Pós-Covid;
  • Síndrome Pós-Covid: Vacinar reduz as chances de ter síndrome pós-Covid, principalmente, a partir da 2ª dose.

Cerimônia de abertura
A presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Ivete Berkenbrock, durante a cerimônia oficial de abertura, realizada ao final do primeiro dia, ressaltou a importância do retorno ao modelo presencial do evento, após dois anos sendo realizado de maneira online.
 
“Neste dia 23, do três, de dois mil e vinte e três, temos o prazer de iniciar o XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Nossa última edição, realizada de modo presencial, foi em 2018, no Rio de Janeiro, e hoje estamos aqui em São Paulo, retomando a realização do evento no modelo presencial, lembrando e homenageando os que se foram durante a pandemia de Covid-19”.
 
Presidente da International Association for Gerontology and Geriatrics (IAGG), José Ricardo Jauregui teve uma participação especial durante a abertura dos trabalhos, com um retrospecto sobre a história da avaliação geriátrica e a apresentação de dados da atualidade.
 
Concurso de redação
Na cerimônia de abertura, também foi anunciada a redação premiada no concurso promovido pela SBGG cujo tema era: “Etarismo, como mudar este comportamento”. A iniciativa, que teve como objetivo promover uma reflexão sobre aspectos do envelhecimento e conscientizar os mais jovens sobre esta fase da vida, teve como ganhadora a estudante do paranaense, Isabella Yoshika.
 
“Quando ficamos sabendo do resultado do concurso, eu e minha família ficamos muito felizes, inclusive foram as minhas tias que me avisaram do concurso. A palavra chave da minha redação foi ‘ikigai’, palavra japonesa que significa a motivação para se viver. Minha família é japonesa e eu aprendi com a cultura japonesa a sempre respeitar e valorizar as pessoas mais velhas”, afirmou a estudante.
 
Programação
Com o tema “Dos cinco I’s aos cinco M’s: da evolução de conceitos à evolução do cuidado”, O XXIII CBGG continua nesta sexta-feira (24/3) e no sábado (25/3) com palestras sobre demência, câncer em idosos, estratégias terapêuticas não convencionais, anorexia do envelhecimento, Síndrome do Ninho Cheio, violência contra a pessoa idosa, entre outros.
 
De acordo com a presidente da SBGG, o tema escolhido anuncia uma programação interessante para os congressistas, com diversos formatos de encontros durante o evento.
 
“Serão muitas as sessões de educação continuada, incluindo conferências, simpósios, workshops e sessões de trocas com especialistas para difusão de informações sobre questões clínicas emergentes, pesquisas atuais, educação, políticas públicas e cuidados em saúde”, afirma Ivete Berkenbrock.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp