13/03/2023 às 21h42min - Atualizada em 13/03/2023 às 21h42min

Planos de saúde seguem no topo de queixas registradas no Idec

Setor concentrou 27,9% das reclamações de 2022.

Redação
Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pela segunda vez consecutiva, os planos de saúde seguem liderando o ranking de reclamações e de atendimentos registrados no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (13), 27,9% das reclamações, no ano passado, se referem a empresas de planos de saúde.
 
Trata-se da nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Os planos de saúde só deixaram de figurar no topo da lista em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, quando os serviços financeiros passaram a figurar em primeiro lugar entre as reclamações.
 
A principal queixa aos planos de saúde em 2022 foram dúvidas e reclamações a respeito de contratos (27,4%), seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).
 
Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros. A maior parte das reclamações diz respeito a segurança das transações bancárias e golpes (20,1%), seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).
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