13/03/2023 às 01h16min - Atualizada em 13/03/2023 às 01h16min

Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM recebe exposição Histórias que nos Tocam

De 13/03 a 03/04, o local irá contar com uma seleção de fotos e histórias mostrando a importância da detecção precoce do câncer de mama em homens e mulheres.

Redação
Para homenagear homens e mulheres que passaram por algum tipo de tratamento no combate ao câncer de mama, a CPTM realiza, em conjunto com a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a exposição ‘Histórias que nos Tocam’, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi, de 13/03 a 03/04.

O acervo conta com relatos de pacientes que passaram por tratamento na Unidade de Oncologia do São Camilo, localizada na Mooca, abordando suas experiências no combate à doença. Além disso, apresenta também dicas de prevenção ao câncer, para aumentar as chances de o tratamento ser bem sucedido.

Sobre o Câncer
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 700 mil casos novos de câncer ocorrerão por ano no Brasil até 2025, sendo as regiões sul e sudeste as que concentram cerca de 70% da incidência dos novos casos.

No Brasil, o câncer mais incidente na população brasileira é o de pele não melanoma, com 30%. Em homens, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer mais incidente é o de próstata com cerca de 72 mil casos. Enquanto nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum, com aproximadamente 74 mil casos.

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Inca. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor que pode invadir a região da parede torácica ou outros órgãos, a chamada metástase.

Para o diagnóstico oportuno da doença, os homens devem ficar atentos a quaisquer sinais de alteração na região das mamas. Os principais sinais da doença são:
  • Retração de pele
  • Aparecimento de caroços ou nódulos
  • Secreção pelo mamilo
  • Aumento dos gânglios, também chamados de ínguas, nas axilas
  • Vermelhidão na área do peito e coceira
A prevenção é a realização de checkup médico anualmente, junto com a realização mensal do autoexame e, na presença de alterações com nódulos ou crescimento das mamas, procurar atendimento médico. A partir dos 40 anos, a mulher deve realizar a mamografia anualmente. Caso tenha antecedentes familiares de câncer de mama, a mulher deve consultar seu médico sobre a idade correta para iniciar a prática da mamografia ou outros exames diagnósticos.

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

Serviço
Exposição ‘Histórias que nos Tocam’
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linha 7-Rubi
Data: de 13/03 a 03/04
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp