05/01/2023 às 17h38min - Atualizada em 05/01/2023 às 17h38min

Campanha em alusão ao Janeiro Branco debate importância da saúde mental em Campo Limpo Paulista – SP

A abertura da programação acontece no dia 10 de janeiro, com uma exposição no Paço Municipal composta por desenhos e obras artesanais confeccionadas pelos pacientes que atualmente são atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. É dessa ideia que surgiu o “Janeiro Branco”, campanha que chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos. Somente no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão e mais de 18 milhões de pessoas têm ansiedade.
 
Com o tema: Cuidar da mente é cuidar da vida, Campo Limpo Paulista promove uma campanha que visa despertar a consciência das pessoas para a importância de cuidar da saúde mental. A abertura da programação acontece no dia 10 de janeiro, com uma exposição no Paço Municipal composta por desenhos e obras artesanais confeccionadas pelos pacientes que atualmente são atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. A exposição fica em cartaz até o dia 31 e pode ser prestigiada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Já na quinta-feira, dia 12, durante todo o dia a equipe do CAPS faz uma intervenção em frente ao Paço Municipal com faixas e distribuição de materiais de conscientização sobre o tema. 
 
Marta Gorzoni Coutinho é a responsável por aplicar as oficinas de artesanato para os 22 pacientes do CAPS. Ela também auxiliou na confecção dos materiais que serão exibidos na exposição e comenta sobre a importância das oficinas na rotina de cada paciente. “Para eles, essa exposição tem um significado muito grande, é o maior evento do ano. As oficinas ajudam a desenvolver o raciocínio e facilidade em produzir e poder acompanhar a melhora e desenvolvimento deles no dia a dia com todo o atendimento do CAPS é uma satisfação muito grande”, afirma. Marta também será a responsável por promover uma oficina de artesanato aberta ao público que acontece no dia 25 de janeiro, no Complexo Esportivo, das 8h às 12h e das 14h às 16h, sem necessidade prévia de agendamento. 
 
Para encerrar com chave de ouro, no dia 31 às 17h30, acontece um aulão de dança para servidores municipais e público geral no Complexo Esportivo. Quem quiser, poderá usar roupa branca, em alusão à campanha.
 
Espaço do Servidor
A gestão municipal também se preocupa com a saúde mental dos servidores públicos e, desde o início, implantou o Espaço do Servidor – local composto por profissionais capacitados e preparados para cuidar de toda equipe, seus respectivos parentes diretos, além de atletas que competem pela cidade. Os atendimentos acontecem no Complexo Esportivo de forma presencial, online, individual ou em grupo. Desde que foi implantado, em 2021, o Espaço do Servidor já realizou mais de 1 mil atendimentos, incluindo acolhimentos e acompanhamentos. Márcia Portes, psicóloga que coordena o espaço, avalia a importância da iniciativa. “Estamos aqui para cuidar das pessoas, dialogar e melhorar a saúde mental dos nossos servidores. Isso reflete, imediatamente, na qualidade de atendimento e serviço prestado ao munícipe.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp