19/12/2022 às 21h29min - Atualizada em 19/12/2022 às 21h29min

Câmara dos EUA acusa Trump de insurreição e recomenda processo criminal

Comitê de deputados que investiga invasão ao Capitólio encaminhou acusação ao Departamento de Justiça.

Redação
Um comitê da Câmara dos Estados Unidos recomendou nesta segunda-feira (19) aos promotores federais que acusem Donald Trump de obstrução de um processo do Congresso e insurreição por seu papel no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao prédio do Congresso (o edifício é conhecido como Capitólio).
 
O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente as seguintes acusações contra o ex-presidente republicano:
  • Obstrução de um processo oficial do Congresso;
  • Apoiar uma insurreição;
  • Conspiração para fraudar o governo;
  • Conspiração com declaração falsa.
As recomendações não são vinculativas (ou seja, o Departamento de Justiça não é obrigado a abrir esses processos), mas esses pedidos podem aumentar a pressão sobre os promotores, que já investigam Trump por diversas suspeitas.
 
A reunião desta segunda-feira foi provavelmente a última reunião pública do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.
 
Relembre a invasão do Capitólio
No dia 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores de Trump se reuniram na capital dos EUA, Washington DC, e invadiram o prédio do Congresso. Naquele dia, ocorria a oficialização do resultado das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.
 
Os apoiadores tentaram impedir a transferência pacífica de poder para Biden. Eles repetiram as mentiras que o próprio Trump havia dito: que a derrota nas eleições de 2020 para Biden foi resultado de fraudes generalizadas.
 
Críticas de deputados dos EUA
O deputado Bennie Thompson, presidente do comitê, disse no início da reunião que se os EUA quiserem sobreviver como uma nação de leis e democracia, uma invasão como a do dia 6 de janeiro de 2021 nunca mais acontecerá.
 
Thompson também criticou o ex-presidente por minar a fé no sistema democrático. “Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé”, disse ele.
 
Cinco mortos
Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu milhões de dólares em danos.
 
“Entre as descobertas mais vergonhosas deste comitê, estava a do presidente Trump sentado na sala de jantar do Salão Oval assistindo ao violento tumulto no Capitólio pela televisão”, disse a deputada Liz Cheney, uma das duas republicanas do comitê.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp