08/08/2022 às 11h44min - Atualizada em 08/08/2022 às 11h44min

A vida pode ser surpreendente! Curiosidade reveladas em curso de Bioquímica

Conheça algumas curiosidades bem interessantes que envolvem o universo da bioquímica e da ciência como um todo.

Redação
Confira algumas curiosidades da vida, em sua amplitude, que podem ser bem interessantes e as quais são apreendidas em um bom curso de bioquímica, logo nos primeiros dias de aula. No entanto, os dados podem levantar algumas pulgas atrás da orelha.
 
Curiosidades da vida que podem ser estudadas em um curso de Bioquímica
Um único fio de cabelo humano pode conter mais de 500 mil átomos e o corpo humano possui mais bactérias do que células orgânicas humanas, afinal, são quase 40 trilhões de bactérias habitando o seu organismo. Todos esses dados fazem parte dos estudos que envolvem um bom curso de bioquímica, mas trata-se apenas de algumas curiosidades bem interessantes.
 
Abaixo estão apenas algumas curiosidades comuns, mas saiba que a Bioquímica é uma ciência bem mais complexa e avançada do que isso. Profissionais da área podem atuar na produção de biossensores que detectam doenças e até construírem formulações genéticas diferentes. No entanto, isso merece um conhecimento bem mais aprofundado. Vamos conferir algumas curiosidades para entretenimento.
 
Átomos foram descobertos em 400 a.C
Demócrito, um filósofo e cientista natural de 400 a.C foi o primeiro a mencionar as estruturas que conhecemos hoje como sendo os átomos. Não é à toa que ele é considerado o pai da ciência moderna. Claro que ele deu apenas o "start" no processo de conhecimento que vem sendo aprimorado por vários cientistas ao longo dos milênios que o sucederam.
 
No entanto, essa é uma informação interessante que se aprende em qualquer curso de bioquímica, pois muitas pessoas ainda acreditam que o conhecimento atômico seja algo extremamente novo e recente.
 
Vidros são líquidos; você sabia?
O que a água consegue fazer em segundos, o vidro demoraria milhões de anos, talvez. No entanto, sim, o vidro pode ser considerado como um líquido. Ao observar vitrais muito antigos, é possível perceber que a base é mais grossa do que a parte superior deles. Isso acontece exatamente pela fluidez do material.
 
A água sempre parece mais fria do que é
Outra curiosidade básica que também pode ser aprendida em um curso de bioquímica se relaciona à temperatura da água. Mesmo quando o líquido está na temperatura igual ao meio externo, a sensação é a de que a água fica mais fria e refresca o corpo humano.
 
No entanto, a explicação para essa curiosidade está na alta condutividade de calor da água. Isso faz com que o corpo perca calor para a água de um modo mais rápido, o que passa a sensação de que ela está sempre mais gelada.
 
O carbono e a sua importância
Todo mundo entende que o oxigênio é o elemento químico mais importante para a vida, certo? Na verdade, o carbono tem uma ligação ainda mais forte. A vida, como a conhecemos, só existe por conta das moléculas de carbono. Aliás, seu corpo tem tanto carbono quanto seria necessário para produzir quase 10 mil lápis. Impressionante, né?
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp