04/07/2022 às 11h42min - Atualizada em 04/07/2022 às 11h42min

Super Louveira vence o Vila Telamar por 2x0 e é o campeão do 20º Campeonato Amador de Louveira – SP

Partida aconteceu no Estádio Municipal na manhã deste domingo (3); cerca de 2,2 mil pessoas compareceram.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
A manhã de domingo (3) foi de muita emoção no Estádio Municipal de Louveira – SP. Cerca de 2,2 mil torcedores lotaram as arquibancadas para prestigiar a grande final do 20º Campeonato Amador. Com dois gols marcados na reta final do segundo tempo, o Super Louveira venceu o Vila Telamar, sagrando-se o novo tetracampeão do futebol amador louveirense. 
 
O evento teve início às 9h com a apresentação da banda Sky Blue. Com os jogadores já perfilados em campo, a banda Progresso Louveirense tocou os hinos do Brasil e de Louveira. A bola começou a rolar aproximadamente às 10h.
 
Além da disputa inicialmente acirrada entre as duas melhores equipes do campeonato, o jogo também teve a árbitra Edina Alves Batista, integrante do quadro da Fifa desde 2016, como um dos principais destaques.  
 
Edina tem apitado jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro e foi destaque na Copa do Mundo Feminina de 2019, quando comandou a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos.


Os times
O Super Louveira chegou à final invicto, com nove vitórias e dois empates. Nas semifinais, garantiu a vaga ao superar o Ferroviário, nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
 
Já o Vila Telamar teve a segunda melhor campanha, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Na semifinal, venceu o Piauí por 1 a 0 no tempo normal.
 
No histórico do confronto, as duas equipes empataram sem gols na terceira rodada da fase de classificação neste ano.
 
O duelo também já decidiu o campeonato em 2016, quando o Super Louveira superou o Vila Telamar e levou o troféu de campeão. Naquele ano, o primeiro jogo da decisão terminou em 1 a 1. Na segunda partida, o Super Louveira goleou o Vila por 5 x 1.
 
Ao todo, o Super Louveira tem agora quatro títulos do Amador de Louveira, o de 2022 e os de 2016, 2017 e 2018. Já o Vila foi campeão em 2003, 2006, 2013 e 2014.
 

A final
O jogo começou com um primeiro tempo equilibrado, com poucas chances claras de gol. O Telamar conseguiu cruzar algumas bolas na área, mas não chegou a balançar a rede. No time do Super, Lagoa – artilheiro do campeonato – brigou com os zagueiros, mas também não teve sucesso. 
 
Aos dois minutos de jogo, Pará – camisa 10 do Telamar – sofreu uma lesão em uma disputa de bola e precisou deixar a partida, sendo substituído pelo camisa 8, Galdino. 
 
No segundo tempo, o Telamar voltou com a mesma determinação. O time manteve a posse de bola, chegou bastante ao gol, mas desperdiçou as oportunidades. 
 
Do outro lado do campo, o Super manteve a defesa firme e aproveitou as chances de gol em dois lançamentos para o Lagoa, que fez jus ao título de artilheiro do campeonato, balançando as redes nas duas oportunidades.
 
No primeiro gol, a defesa pediu impedimento, mas Lagoa acreditou no lance e finalizou. A bola foi defendida pelo goleiro. Na segunda tentativa da mesma jogada, o jogador conseguiu balançar as redes. 
 
O Telamar se lançou à frente na tentativa do gol de empate, deixando a defesa um pouco aberta. Sozinho no ataque, Lagoa recebeu o lançamento que veio direto do campo de defesa e, aos 76 minutos de jogo, marcou o seu segundo gol na disputa e o 14º no campeonato, sacramentando a vitória do Super Louveira. 
 
Para professor Cacau, técnico do Vila Telamar, o time fez uma boa campanha, mas não soube aproveitar as oportunidades no último jogo. “Isso é para mostrar que futebol não é feito de quase, é de quem faz gols. Criamos chances o jogo todo, continuamos batendo na entrada da área deles, mas não fizemos o gol. Eles criaram duas chances e fizeram o gol. Futebol é de quem aproveita as oportunidades. Mas parabenizo as duas equipes, foi uma grande partida”, disse. 
 
Técnico do time campeão, Zetão (Donizete Martins) afirmou que o time entrou em campo preparado para o melhor resultado. “Com certeza foi um título merecido, sem menosprezar o adversário. Nosso time foi correto o campeonato inteiro e quando agimos corretamente as coisas acontecem, nos primeiros ou nos últimos minutos de jogo, mas acontecem. Então, acho que foi mérito nosso. O jogo estava muito equilibrado, mas ali quem errasse uma vez poderia sair sem a vitória. Quero agradecer a Deus, a todos os torcedores, às famílias que compareceram, e parabenizar os jogadores pela garra e comprometimento”, comemorou.
 
A grande final do Campeonato de Futebol Amador foi transmitida ao vivo pelo canal de esportes EOL Entretenimento On-Line no YouTube. A narração foi de Wagner Alves, com reportagens e comentários de Lucas Souza e Luiz do Valle. 
 

Arbitragem
Além de Edina, o time de arbitragem da grande final contou também com a atuação de Rodrigo Meireles (CBF), Cláudio Ribeiro (FPF), Humberto Junior (FPF), Diogo Cruz (FPF) e da mesária Paula Danielle. 
 
“Foi uma partida excelente, com jogadores de altíssimo nível, que sem dúvida poderiam jogar profissionalmente. Eu recebi o convite de Louveira com grande alegria e reforço que é um prazer imenso estar aqui. Agradeço a todos e parabenizo a Prefeitura e os times pela ótima estrutura dessa linda festa”, afirmou Edina.
 
Premiação
Durante o intervalo, foram sorteadas bolas de futebol, camisetas dos times de vôlei e futebol da Secretaria de Esportes de Louveira e uma bicicleta. O adolescente Matias Alves da Silva, de 15 anos, foi o ganhador da bike.
 
Troféus
Além de receber o troféu do 20º Campeonato, o Super Louveira também teve seu nome gravado como campeão de 2022 no troféu permanente da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, que traz os nomes de todos os times campeões da história do futebol amador de Louveira. 
 

Melhores do campeonato
Antes da entrega do troféu, o prefeito Estanislau Steck (PSD) e o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Erasmo Tarallo, realizaram a entrega de medalhas para: 
 
Fair Play: Equipe Piaui – representada pelo técnico Tadeu 
Goleiro menos vazado: Valdeir – Vila Telamar 
Artilheiro: Lagoa – Super Louveira
 
Partida em números 
Gols
  • Super Louveira – 2  
  • Vila Telamar – 0
Substituições
  • Vila Telamar – 1  
  • Super Louveira – 4  
Cartão Amarelo
  • Super Louveira – 2
  • Vila Telamar – 1  
Cartão Vermelho
  • Super Louveira – 0
  • Vila Telamar – 1  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp