10/06/2022 às 11h28min - Atualizada em 10/06/2022 às 11h28min

Aluno da Etec é premiado pela terceira vez em competição da Enel

Projeto prevê a captação de energia eólica pelo vento gerado em espaços como estações de trem, metrô e rodovias; estudante viaja em julho para Chile ou Estados Unidos.

Redação
Foto: Divulgação/Agachado, de moleton verde e preto, Caio faz questão de posar ao lado dos colegas de TCC
“É uma ideia simples, mas vai funcionar bem”, conta Caio Henrique Moraes Martins, aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, da Capital, sobre o seu projeto Alpha HF, que acaba de vencer o concurso We Are Energy. Promovido pela Enel, empresa distribuidora de energia elétrica com sede na Itália, o concurso é dirigido aos filhos de funcionários e acontece nos 35 países onde a companhia está presente. A intenção é estimular estratégias para um planeta energeticamente mais sustentável, assunto que sempre esteve nos pensamentos de Caio.
 
A ideia, que ele define como “simples”, começou a nascer como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora de Eficiência Energética Adriana Cristina Ruescas. E pode ser simples também para seus colegas do terceiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Eletrônica, mas certamente não foi o que pareceu à banca julgadora. O Alpha HF propõe estações de captação de energia eólica em rodovias e locais onde circulam trens e metrô.
 
O vento produzido por carros e vagões seria captado por essas estações, gerando energia. “Nunca havia me ocorrido algo assim, mas é tão claro:  as cidades estão em constante movimento”, surpreende-se Adriana, orgulhosa de Caio e dos outros jovens que participaram da equipe de TCC: André Souza Viana, Filipe de França Guerreiro, Filipe Hiago de Lima Freires, Júlio Cesar Martins de Souza, Luis Henrique Barros Braga, Marcos Vinicius da Silva, Teófilo Emídio Fernandes e Victor dos Santos Lopes.
 
Como prêmio, Caio embarcará para o Chile ou Estados Unidos (a organização ainda não tem o destino definido) no início de julho para uma semana em um campus de inovação, ao lado de 110 crianças e jovens de todo o mundo, vencedoras em seus países.
 
Vitorioso pela terceira vez
Em 2019, a proposta do We Are Energy era uma redação com o tema “Interação Social”. Caio levou o prêmio: duas semanas na Itália com estudantes de outros países, em que as atividades envolviam, justamente, interação social. Em 2020, a chegada da pandemia de Covid foi responsável pela suspensão do concurso, que só voltou em 2021, online, com reuniões pela plataforma Teams. Pensar uma cidade sustentável foi o desafio da vez, e Caio sugeriu o uso de energia eólica e solar, além da energia à base de metano, captada nos aterros sanitários. Venceu e a viagem, dessa vez, foi substituída por um tablet.
 
Alpha HF significa Alpha Hélice Futurística. Muito correto para alguém que já tem claro o que fará no futuro: “Quero ter uma empresa de produção de energia renovável”, conta Caio, como sempre, na maior simplicidade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp