05/04/2022 às 12h38min - Atualizada em 05/04/2022 às 12h38min

Prazo para regularizar o título de eleitor está chegando: dia 04 de maio é a data limite

Quem não regularizar o documento está sujeito a uma série de problemas, entre eles: proibição de se inscrever em concursos públicos e tomar posse em cargo público, não conseguir obter passaporte, ser negado em empréstimos em bancos e perder direito a serviços públicos.

Redação

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, mais de 1,6 milhão de brasileiros tiveram o título de eleitor cancelado ou estão em situação irregular e têm até o dia 04 de maio para regularizarem o documento.  Vale lembrar que é importante estar em dia porque com o título cancelado a pessoa corre o risco de enfrentar uma série de problemas, por exemplo: não conseguir votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
 

O cidadão pode e deve requerer a emissão do documento, consultar a situação de seu título e, se for o caso, solicitar a regularização. “Sabemos que, muitas vezes, por falta de tempo, dificuldades de acesso ou habilidade de lidar com a internet, as pessoas têm dificuldades de consultar a situação eleitoral e deixam esse assunto para a última hora. Para facilitar a vida dos brasileiros oferecemos um atendimento personalizado nas unidades da Ponto Fácil, somos uma startup com mais de 1.000 serviços públicos e privados e fazemos esse serviço de forma prática e ágil para os eleitores”, explica Felipe Caldas, CEO da Ponto Fácil. 
 

Para regularizar o título, basta preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e pagar as multas para cada uma das eleições em que não houve comparecimento ou justificativa, além de levar o documento de identificação e comprovante de residência. “É comum ver as pessoas serem pegas de surpresa porque só descobrem que estão com o título cancelado ou irregular quando tentam fazer alguns desses procedimentos. E na Ponto Fácil, fazemos desde a consulta até a regularização do título, sem burocracias e com toda orientação necessária, pois contamos com uma equipe de profissionais capacitados para atender cada demanda dos cidadãos”, ressalta Felipe. 
 

Mais de 1,6 milhão de pessoas estão com situação irregular 

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 02 de outubro – data em que os brasileiros deverão eleger o presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Geralmente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, o que significa que os eleitores devem estar com a documentação em dia antes de 4 de maio, data limite para retificar a situação. “Temos menos de dois meses para regularizar o documento, mas é importante que o cidadão esteja atento ao prazo e faça isso o quanto antes evitando filas e transtornos”, recomenda Felipe Caldas. 

 

Vantagens que a Ponto Fácil oferece:  

A modernização e a inclusão digital são processos fundamentais para a evolução dos serviços públicos no Brasil. Pensando em facilitar a vida das pessoas, a Ponto Fácil oferece diversos serviços públicos de forma simples e prática. Além da regularização do título, são mais de mil serviços e produtos digitais e financeiros, como viabilização para emissão de certidões e documentos (CPF, RG, CNH e outros), consulta a cadastros restritivos, negociação de dívidas, serviços do Poupatempo e Detran, benefícios sociais e INSS, entre outros. 

 

A empresa se tornou a primeira Franquia Fintech / Govtech do Brasil e está crescendo cada vez mais. “Para quem deseja empreender, a Ponto Fácil é uma excelente opção, pois oferecemos um modelo de negócio bem estruturado e com forte propósito social”, finaliza Felipe Caldas. 

 

Conheça mais no site oficial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp