19/03/2022 às 19h27min - Atualizada em 19/03/2022 às 19h27min

Vinhedo – SP celebra Semana da Água 2022 com atividades e vídeos do Projeto Caminhos das Águas

Eventos buscam mobilizar e engajar a comunidade escolar e a sociedade sobre a preservação ambiental.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo - SP
A Prefeitura de Vinhedo – SP e a Sanebavi criaram uma programação especial para celebrar a Semana da Água, de 21 a 25 de março. As atividades envolvem as secretarias de Educação, de Planejamento Ambiental e de Assistência Social. As atividades fazem parte do Projeto Caminhos das Águas, que busca sensibilizar, informar, mobilizar e engajar a comunidade escolar e a sociedade sobre a preservação ambiental, uso consciente da água e a proteção dos recursos hídricos do município, considerando os efeitos das mudanças climáticas.
 
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Dario Pacheco e pela assistente social da Sanebavi Ana Paula Saraiva Nicésio durante a live semanal do prefeito, às quintas-feiras, às 19h. “O projeto é muito relevante para a sensibilização da sociedade sobre esse tema tão importante que é a água, que faz parte do nosso dia a dia e que afetou  nossa rotina nos últimos meses. É importante entendermos os ciclos de produção e uso de água”, disse o prefeito.
 
Dr. Dario aproveitou para citar as muitas ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura e pela Sanebavi, inclusive com atuação do Planejamento Ambiental, para ampliar a produção de água na cidade, como ampliação e construção de novas represas, de novos reservatórios, revitalização e reativação de poços profundos, redução de desperdício de água tratada, ampliação e construção de novas adutoras, modernização do sistema de captação de água bruta e das Estações de Tratamento, entre outros.
 
O Projeto Caminhos das Águas, parceria da Sanebavi com as secretarias de Planejamento Ambiental e Educação, através da Central de Formação e Mídias (Ceformi), vem sendo construído pelos interlocutores do Gota d'Água, programa de sensibilização ambiental criado pelo Consórcio PCJ, do qual Vinhedo é signatário.
 
Neste ano, com a temática lançada pelo Gota d'Água “Mudanças Climáticas: muda o clima, e nossas vidas também”, o Projeto Caminhos das Águas desenvolverá ações durante a Semana da Água e ao longo do ano para garantir que essa continuidade e sistemática potencializem os objetivos almejados.
 
O trabalho traz uma proposta inovadora de conteúdos socioambientais, de forma leve e interativa, utilizando recursos audiovisuais que poderão ser utilizados em sala de aula pelos professores da Rede Municipal de Educação e serão disponibilizados aos moradores nos canais digitais  YouTube, Spotify, Facebook e Instagram da Prefeitura de Vinhedo, da Sanebavi e de Ceformi.
 
Vídeos
Foi criada uma série de quatro vídeos e um podcast que serão exibidos ao longo da Semana da Água. Os vídeos têm como temas Ciclo da Água, Conhecendo uma Nascente, Tratamento de Água e Esgoto, Mudanças Climáticas e Crise Hídrica. O podcast sobre a Pegada Hídrica contará com a convidada Mari Peixoto, professora Google Innovator e criadora do canal Mergulho na Ciência no YouTube.
 
A equipe do Ceformi promoveu ainda formação dos professores da rede municipal e preparou um compilado de materiais de pesquisa que ficarão à disposição dos educadores. “A ideia de utilizar recursos socioeducativos em formato de vídeos, podcasts e postagens em redes sociais vem sendo uma alternativa muito explorada nos últimos anos, tendo em vista a impossibilidade de encontros presenciais em decorrência da pandemia do coronavírus”, disse a professora integrante da equipe da Ceformi e interlocutora do Gota d'Água, Clara Bernardino.
 
A professora lembrou que as mídias digitais possuem grande alcance social e despertam interesse. “Conhecer o contexto e os processos que acontecem no nosso município e região desperta na comunidade o senso de pertencimento e responsabilidade social, imprescindíveis para que a população possa assumir uma postura transformadora que tem como principal objetivo o exercício pleno da cidadania", afirmou.
 
Plantio de Mudas
Ainda dentro da programação, no dia 22, Dia Mundial da Água, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Turma da Mônica participarão do plantio de 40 mudas de árvores nativas em área de preservação ambiental do bairro Jardim São Tomé. A ação mostra a importância da arborização para melhorar a absorção de água no solo, restaurar e preservar nascentes, garantir temperaturas mais amenas e contribuir com a qualidade do ar.
 
"Essa experiência de campo visa dar materialidade para a relação direta entre a água e as árvores e o quanto a proteção das florestas e proteção das nascentes são essenciais para contribuir com a disponibilidade desse recurso natural essencial para a vida, que é a água”, afirma o biólogo da secretaria de Planejamento Ambiental e interlocutor do Gota d'Água, Getúlio Alves Pereira.
 
Oficinas
O Projeto Caminhos das Águas contará com oficinas socioeducativas que serão realizadas pela Sanebavi às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para aproximá-las do trabalho realizado pela autarquia e destacar os caminhos que a água percorre até chegar às torneiras e depois retornar aos rios. Elas vão conhecer melhor processos de tratamento de água e esgoto de Vinhedo, sistema tarifário, benefícios sociais como os programas Tarifa Social e Caixa d'Água para Todos.
 
Oficinas socioeducativas também serão realizadas para as crianças da Rede Municipal de Educação, dando continuidade à parceria que vem ocorrendo nos últimos anos, sobre tratamento de água e esgoto, e o desafio do banho, com entrega de temporizadores em forma de ampulhetas que podem ser utilizados pelas crianças na hora do banho para despertar o comportamento de uso responsável da água de forma divertida.
 
“Todas as ações planejadas dentro do Projeto Caminhos das Águas têm o objetivo de envolver o máximo de pessoas e sensibilizar sobre a importância de se pensar nos efeitos das mudanças climáticas para o uso consciente e responsável da água e dos recursos naturais, buscando novos hábitos de consumo e interação com o meio ambiente”, afirma a assistente social da Sanebavi e interlocutora do Gota d'Água, Ana Paula Saraiva Nicésio.
 
Mutirão de limpeza
Em comemoração ao Dia da Água, 22 de março, na terça feira a Secretaria de Planejamento Ambiental e a Secretaria de Saúde irão realizar uma ação com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre a conscientização e importância da preservação dos recursos hídricos. Nesse dia será realizado um mutirão de limpeza na Praça Jairo Ribeiro Tavares na Rua João Eduet, na Capela.
 
No local existem córregos que alimentam os lagos da praça e, aos fundos prédio do CAPS há a Área de Preservação Permanente (APP) por causa do córrego existente. O mutirão consiste na remoção do lixo depositado nas margens dos cursos d´água, visando contribuir para sua preservação e promoção da saúde, eliminando criadouros de mosquitos Aedes aegypti.
 
Programação
 
Dia 21
Veiculação do vídeo Ciclo da Água
Você sabia que toda a água do nosso planeta passa por um processo chamado Ciclo da Água? Neste vídeo, você ficará sabendo como acontece esse ciclo e como ele é importante para o nosso planeta, além de reforçar a ideia de preservação desse recurso hídrico tão necessário para a manutenção da vida.
 
Dia 22
Veiculação do Vídeo Conhecendo uma Nascente
Você já conheceu uma nascente? Aqui em Vinhedo – SP, temos mais de 80 nascentes registradas. Acompanhe o dia em que fomos com o Getúlio (da Secretaria de Planejamento Ambiental) conhecer a nascente Pinheirinho! Aprendemos um pouco mais sobre as nascentes, sua importância, como e porque preservá-las.
 
Plantio de Mudas Nativas
Horário: 08h30
Local: Área de Preservação Ambiental
Avenida dos Pinheiros – Jardim São Tomé
 
Mutirão de Limpeza
Local: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Avenida 1° de Maio – Jardim Von Zuben
 
Oficina Tratamento de Água e Esgoto em Vinhedo
Horário: 14h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Centro
Rua Monteiro de Barros, n° 539 – Centro
Telefone: (19) 3886-4594
 
Dia 23
Veiculação do vídeo Conhecendo o Tratamento de Água e Esgoto
Você já se perguntou como a água da torneira chega até a sua casa e para onde vai a descarga que você usa? Neste vídeo, visitamos a Represa 1, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para acompanhar todo o processo de captação e tratamento de água e esgoto da nossa cidade.
 
Oficina Tratamento de Água e Esgoto em Vinhedo
Horário: 09h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Centro
Rua Cinco de Junho, n° 73 – Jardim Von Zuben
Telefone: (19) 3886-4594
 
Dia 24
Veiculação do Vídeo Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica
As mudanças climáticas que percebemos localmente fazem parte de um conjunto maior de mudanças chamado Aquecimento Global, consequência do modo de vida estabelecido após a revolução industrial, que preza pelo crescimento econômico ilimitado. No entanto, com as severas crises hídricas e energéticas que temos vivido, faz-se necessário repensar nossa relação com os recursos do nosso planeta. Neste vídeo, podemos compreender como as nossas ações podem acelerar essas mudanças e também como podemos mudar o nosso comportamento com o objetivo de minimizar os impactos de nossas ações no planeta.
 
Dia 25
Veiculação do Podcast Pegada Hídrica
Sempre ouvimos que para economizar água é preciso economizar energia, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto escovamos o dente, mas será que podemos pensar na economia desse recurso para além desses comportamentos? E a resposta é SIM! Os produtos que compramos diariamente usam uma grande quantidade de água para serem produzidos. Essa água presente nos produtos chamamos de água virtual! Quer saber mais sobre esse consumo e como você pode identificar a sua pegada hídrica? Então escute esse podcast com a convidada Mari Peixoto, professora de Ciências e Google Innovator.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp