10/03/2022 às 11h33min - Atualizada em 10/03/2022 às 11h33min

Últimos dias para inscrição na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Prazo para escolas de todo o país participarem termina em 17 de março.

Redação

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam na próxima quinta-feira (17). A maior competição científica do país reúne anualmente cerca de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Para participar, as escolas públicas e privadas de todo o país precisam preencher um formulário disponível no site da OBMEPAs inscrições são feitas exclusivamente pelos representantes das escolas. Acesse aqui o regulamento para conferir prazos, datas e regras.

 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6° e 7° anos), Nível 2 (8° e 9° anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A 1ª fase da OBMEP será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa serão divulgados em 2 de agosto. Em 8 de outubro, serão aplicadas as provas da 2ª fase da competição, e o resultado final da premiação será anunciado em 20 de dezembro.

 

16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras. Luccas de Souza Mendes, 13 anos, foi medalhista de ouro na última edição e logo na sua estreia em uma OBMEP. “A olimpíada me tirou da zona de conforto ao testar o raciocínio e criatividade de uma forma inédita”, resume o aluno morador de Boca do Acre, no interior do Amazonas.

 

Já a estudante do Rio de Janeiro Giovanna Gualberto de Melo, 14 anos, comemorou seu segundo ouro na olimpíada. “Ser medalhista dá uma certa bagagem para o futuro, porque isso mostra que, desde pequena, venho me esforçando e me dedicando aos estudos”, comenta. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp