09/03/2022 às 11h06min - Atualizada em 09/03/2022 às 11h06min

O que fazer na quaresma

Quaresma não é um tempo de tristeza. Na verdade, é a preparação para uma grande festa.

Redação
O período entre o fim do Carnaval e a Páscoa é conhecido como Quaresma. Neste ano, a Quaresma iniciou  no dia 2 de março e termina apenas em 14 de abril. Para quem não está habituado  com o termo, a Quaresma é um período litúrgico  que está compreendido entre a Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, último domingo antes da Páscoa.
 
A especialista do Astrocentro, considerada a maior comunidade online de esoterismo do Brasil, explica que na bíblia, o número 40 é um símbolo importante: Lá se descreve os 40 dias do dilúvio, 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias de Elias e Moisés na Montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos de exílio dos judeus no Egito. Por esse motivo, a Quaresma dura 40 dias. O número quatro na Bíblia simboliza o universo material e, seguido de zero, significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
 
“Quaresma é época de nos arrependermos dos nossos pecados, de mudarmos algo em nós para sermos melhores. Neste período, somos convidados a mudar de vida, é tempo de perdão e reconciliação” afirma Yara Vieira, especialista do Astrocentro.
 
Nesses 40 dias as pessoas costumam repensar as atitudes, se dedicam mais a ajudar os outros, constroem novos hábitos, se purificam e fazem algum tipo de sacrifício pessoal.
 
“Muitos pensam que a Quaresma é um tempo de tristeza, mas não. Na verdade, é a preparação para uma grande festa. Normalmente para uma festa compramos roupa e sapatos novos, arrumamos o cabelo, as unhas, pois então, nesses quarenta dias, é como nos preparamos para a grande festa de renovação de nossa vida, a passagem para uma vida nova, que é a Páscoa” pontua Yara Vieira.
 
O costume é se abster de carne vermelha, mas você pode escolher outro sacrifício, como deixar de comer doces, tomar refrigerante ou se privar de algo de que você goste.
 
É muito importante prestar atenção na intenção deste ato, que é o de se aproximar de Deus. Isso é o que é a Quaresma, um momento de reaproximação com o sagrado. Aproveite para rezar muito, agradecer e reconhecer seus erros. Essas atitudes nos fazem crescer e sermos seres humanos melhores.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp