03/03/2022 às 22h47min - Atualizada em 03/03/2022 às 22h47min

Hemocentro itinerante SAS Brasil estará em Indaiatuba – SP entre 7 e 10 de março

Em 2022, 300 pessoas já fizeram a doação de sangue e 1.200 serão potencialmente beneficiadas. Já são 143 litros de sangue coletado. E a carreta rodou mais de 71Km.

Redação
A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, se uniu à Drogaria São Paulo e à Roche Brasil, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, por meio de patrocínio da Drogarias Pacheco, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta a cidades paulistas com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp), da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC). Neste começo de ano, após passagem por Guarulhos, Morumbi, Taboão da Serra e Campinas, o banco de sangue móvel chega na FIEC, em  Indaiatuba – SP, entre 7 e 10 de março e prestará atendimento ao público, com agendamento prévio, das 8h30 às 12h.
 
Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pessoas. Durante a campanha de 2021, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à Covid-19 e centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 300 pessoas já fizeram a doação de sangue e 1.200 serão potencialmente beneficiadas. Já são 143 litros de sangue coletado. E a carreta rodou mais de 71Km.


Confira o balanço de 2020 - 2022:
  • 3.775 doações;
  • 15.100 pessoas potencialmente beneficiadas;
  • 1.739 litros de sangue coletados;
  • 7.470 Km rodados pela carreta.
Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse número seja próximo a 5%. Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos centros recolhedores.
 
“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização. “Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche nos faz imensamente felizes”, completa.
 
Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil conta, desde 2021, com o patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), que também tem em suas premissas o atendimento de qualidade e o acesso efetivo à saúde. “Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência”, ressalta Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP. “O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país”, diz ela. Segundo a executiva, “por meio da carreta, aproximamos os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas que conseguiremos repetir esses bons números em São Paulo também”.


A fim de somar mais esforços, a Roche Brasil, parceira da SAS Brasil desde a criação da startup, em 2013, também está patrocinando o Hemocentro Itinerante em 2022, a exemplo do que como  fez nos anos anteriores em 2020. “A queda nas doações de sangue é um cenário preocupante, que foi acentuado em meio à pandemia e demanda atuação proativa e solidária em prol da reposição dos estoques dos hemocentros”, comenta Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma.  Seguindo o nosso propósito de não deixar nenhum paciente para trás, mais uma vez a Roche se alia à SAS Brasil, para incentivar os cidadãos a exercerem um ato humanitário e simples que pode salvar vidas”, completa a executiva.
 
Nesta etapa, a SAS Brasil conta também com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp), a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).
 
Para acompanhar a chegada da carreta a novas regiões basta acessar o site e as redes sociais da SAS Brasil.
 
Serviço
Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogaria São Paulo e Roche Brasil (etapa SP)
Data: 7 a 10 de março (segunda a quinta)
Horário: das 8h30 às 12h
Endereço: FIEC – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina, Indaiatuba – SP
 
Outros locais e datas serão informados nos canais da SAS Brasil. Em todos os casos, para agendar a doação é necessário acessar o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp