23/02/2022 às 13h36min - Atualizada em 23/02/2022 às 13h36min

Gestão de resíduos sólidos da Riviera de São Lourenço é referência nacional

Empreendimento, localizado no Litoral Norte de São Paulo, chega a reunir mais de 80 mil pessoas na alta estação. Programa mantido pela Associação Amigos de Riviera é referência na preservação do meio Ambiente.

Redação
Foto: Coleta seletiva de lixo reciclável/Associação dos Amigos da Riviera - do período pré-pandemia
Ao longo do ano, as cidades litorâneas veem um aumento de sua população em decorrência dos turistas, que buscam nas praias um atrativo para as suas férias e feriados. Esse aumento populacional esporádico gera diversos benefícios econômicos para municípios, mas também há o lado negativo, como o aumento da produção de lixo.
 
No quesito da coleta e da gestão de resíduos, a Riviera de São Lourenço destaca-se, servindo como um modelo para diversas cidades, inclusive as grandes. O empreendimento, localizado em Bertioga – SP, é referência em planejamento urbano e chega a receber mais de 80 mil pessoas na alta estação. Nas primeiras horas da manhã, quatro tratores realizam a coleta do lixo produzido nas praias no dia anterior e três caminhões recolhem os recicláveis dos prédios residenciais e dos pontos comerciais.
 
No bairro planejado, durante a alta temporada, são cerca de 150 metros cúbicos de resíduos coletados por dia, transportados para a Central de Triagem da Riviera, para a separação e destinação ecologicamente corretas. Essa atividade é ininterrupta, ocorrendo mesmo nos meses
fora da temporada.
 
Em 2021, a Central de Triagem do bairro recolheu e encaminhou um total de 565 toneladas de materiais recicláveis, cerca de 47 toneladas por mês. É um sensível aumento em relação ao ano anterior, no qual a média foi de 22 toneladas/mês. Isso porque, com a pandemia, muitas famílias passaram a usar a Riviera como primeira residência. A tendência deve repetir-se em 2022. Apenas em janeiro deste ano, foram coletadas 77 toneladas de resíduos.


O trabalho de reciclagem é realizado pela Associação dos Amigos, por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera. É um dos maiores projetos privados do gênero no País. Toda a renda obtida com a venda dos recicláveis é destinada a Fundação 10 de Agosto, que mantém trabalhos de cunho social em Bertioga. Seu objetivo principal é propiciar ambiente saudável e equilibrado para o bairro e a população.

Os resultados positivos são reflexos do planejamento urbano implementado no empreendimento desde seu surgimento, ainda na década
de 80. São práticas hoje difundidas dentre os preceitos ESG (meio ambiente, social e governança).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp